Carlos Eugênio Stabach: prefeito de Contenda
Não é mais novidade: rompendo com a integração do transporte coletivo com a cidade de Contenda, como o fez na semana, Araucária deu o que é considerado “o pontapé” inicial para a desintegração do sistema de transporte da Região Metropolitana de Curitiba.
Trata-se do seguinte: a Prefeitura de Araucária avisou à Prefeitura de Contenda que não mais poderá arcar com os custos que vem bancando a integração do transporte coletivo entre as duas cidades, dando subsídios a duas linhas de ônibus entre aquelas cidades da RMC.
Araucária destina, segundo fontes oficiosas, a importância mensal nada desprezível de R$ 300 mil para garantir a integração com Contenda.
Nada recebe em contrapartida.
Entrada da cidade de Contenda
ALERTA À COMEC E URBS
A ‘bomba’, naturalmente, coloca em alerta os governos do Estado e a Prefeitura de Curitiba – fiadores de toda integração do transporte coletivo da RMC
O Governo do Estado vincula-se diretamente à questão através da COMEC (Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba); e a URBS, por parte da Prefeitura de Curitiba, que até agora vem coordenando o sistema na RMC.
Informações não oficiais davam conta, no correr do dia, que a questão tinham sido objeto de longa reunião de análise, entre URBS e COMEC, na noite de quarta-feira, 12, realizada no Palácio Iguaçu. Na verdade, reuniões entre técnicos da COMEC e URBS ocorrem rotineiramente. Mas a de quarta, 12, abordou a questão de Contenda e Araucária. A novidade ficou por conta da oferta, feita ´pela URBS, de garantir a presença de seus técnicos nos trabalhos que a COMEC promete realizar daqui em diante em busca de solução para o caso Contenda versus Araucária.
Portal Polonês, em Araucária
“UMA CIDADE RICA”
Fonte da Prefeitura de Araucária, pedindo não seja revelado seu nome, lamentou:
“É isso que dá, nossa cidade tem o nome e a fama de ser rica. Como resultado é que gastamos cerca de R$ 3,6 milhões/ano para garantir nossa ligação com Contenda. Mas não temos nada a ver com Contenda. Na verdade, as pessoas se beneficiam da passagem de integração que Araucária garante e, aqui, embarcam para Curitiba”.
O curioso de tudo isso, segundo a mesma fonte, é que
“não há contrato, não convênio, nada que garanta esse repasse mensal de hoje R$ 30 para manter a integração através de suas linhas de ônibus: Araucária-Contenda e Araucária-Catanduvas.”
Segundo fontes oficiais de Araucária ouvidas pela coluna,
” o que houve é que prevaleceu, nos últimos dez anos, um certo acordo tácito entre as duas cidades, já que somos próximas”.
OS ANTECEDENTES
A coluna teve acesso ao oficio pelo qual a companhia municipal de transporte coletivo de Araucária (CMTC) notificou o prefeito de Contenda, Carlos Eugênio Stabach, de que Araucária não tem mais condições de arcar sozinha com as despesas da linha Araucária-Contenda.
“Sabemos da dificuldade enfrentada pelo município de Contenda, mas o município de Araucária não tem mais condições de manter tal sistema operando com tamanho déficit nesta companhia”, diz o documento, acompanhado de uma notificação extrajudicial.
A integração metropolitana, hoje, depende da ação dos prefeitos dos 13 municípios vizinhos junto ao governo do Estado e ao Tribunal de Contas, que já se manifestou contra a integração
Terminal rodoviário de integração, em Araucária
TC CONTRA INTEGRAÇÃO
Para lembrar: o relatório de auditoria do Tribunal de Contas (página 199) sobre a tarifa, publicado no ano passado, culpa a integração pelo custo da passagem.
O relatório diz textualmente: “Apesar do aumento do número de passageiros totais (na rede integrada), houve redução do número de passageiros pagantes. Tal fato até poderia ser explicado pelo aumento das integrações, que neste caso se mostrariam danosas à saúde financeira do sistema. Além disso, o aumento do número de integrações pode indicar que o usuário tem que pegar um número maior de linhas para chegar a seu destino, distorção essa prejudicial ao usuário e ao próprio sistema como um todo.
Tentamos ontem contato com o gabinete do prefeito de Araucária, sem retorno à nosso pedido de entrevista.