Sebrae/PR – Projeto de economia criativa que fomenta o desenvolvimento de souvenirs inovadores, gerando oportunidades de negócios para produtores locais, o Programa SouCuritiba Souvenirs teve sua coleção 2024 lançada na sexta-feira (30), na sede do Sebrae/PR em Curitiba. A 9ª edição do programa teve início em maio deste ano, com capacitação de empreendedores criativos por meio de workshops e mentorias.
“Foram realizadas nove edições desde 2013, que capacitaram mais de 230 produtores, designers, artesãos, publicitários, artistas visuais entre vários outros empreendedores criativos. O programa tem workshops, mentorias, e os produtos criados passam por uma avaliação e validação. O evento de lançamento foi também um encontro de negócios com lojistas interessados nos itens”, Marcia Giubertoni, consultora do Sebrae/PR, que realiza o SouCuritiba em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, a Fundação Cultural de Curitiba, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau.
Thays Cristina Domareski Ruiz, professora do curso de Turismo na UFPR, destaca a contribuição da universidade junto aos demais parceiros do SouCuritiba. “Esse projeto começou sua parceria com a Universidade Federal do Paraná por meio do professor José Manoel Gonçalves Gandara, já falecido, e desde o início traz essa ponte entre academia e mercado. Já realizamos pesquisas e publicamos artigos científicos tendo como temas os souvenirs, o marketing turístico e seus impactos. Buscamos trazer a contribuição da academia para o Sou Curitiba, montamos um projeto de iniciação científica em que quatro alunas inseriram suas – e olhares em cima da temática do projeto, a criatividade envolvida nos produtos e seus desdobramentos”, descreve.
Diretora-técnica do Centro Brasil Design, Ana Brum, acompanha as atividades com os grupos do SouCuritiba desde a primeira edição, em 2013. “Esse ano, fiz uma oficina para o grupo sobre embalagem. O importante é pensar sobre isso. Como é que vai levar as coisas? Que informações a gente tem que colocar? Estamos vendo o resultado agora e é bem perceptível a diferença em provocar os empreendedores sobre o tema. No dia a dia, eles acabam não percebendo o quanto esses detalhes fazem diferença para o negócio. Para nós, é incrível ver a evolução dos projetos, principalmente em relação ao que se vê no mercado”, avalia.
Empreendedores criativos
A empreendedora Marcia Zelak Agottani é fundadora do Ateliê 105 d.C, que oferece produtos na área de encadernação, cartonagem e papelaria personalizada e tem mais de 20 anos de atividade.
“Em 2013, tive a oportunidade de participar da primeira edição do SouCuritiba, ainda de uma maneira despretensiosa, sem imaginar que o programa abriria um novo foco para meu negócio, proporcionando melhorias, formalização pelo MEI e uma maior participação no mercado através dos lojistas parceiros. Em todo este tempo, estão sendo fundamentais as atividades e cursos oferecidos pelo Sebrae/PR, tanto para meu desenvolvimento pessoal e dos produtos, quanto na interação com os colegas. O SouCuritiba é um marco para o desenvolvimento do meu ateliê”, relata.
Vinda do estado do Rio de Janeiro, Marilene Oliveira é empreendedora da Lenna Casual e também faz parte da coleção 2024 do SouCuritiba.
“Cheguei a Curitiba há quase cinco anos. Como costureira e empreendedora, já tive oito lojas e uma fábrica com cinquenta funcionárias. Mas, tivemos problemas de segurança e qualidade de vida na cidade onde morava e acabei vindo para Curitiba, onde meu filho veio morar. Resolvemos começar tudo do zero, e foi muito bom, participar das palestras e capacitações. Entrei neste ano no SouCuritiba, mas minha nora Lorena faz parte desde 2018. Estou gostando dos contatos e oportunidades de negócios que estão surgindo em artesanato, que é uma nova área para mim”, conta.
Saiba mais detalhes sobre o Programa SouCuritiba pelo site.