terça-feira, 12 novembro, 2024
HomeOpinião de ValorParaná, o estado protagonista na construção da cultura do cuidado

Paraná, o estado protagonista na construção da cultura do cuidado

Por Leandre Dal Ponte* – Hoje, 29 de outubro, celebramos o Dia Internacional do Cuidado, uma data criada pela ONU para destacar a importância do cuidado e a urgência de políticas públicas que promovam equidade de gênero e que garantam bem-estar para toda a sociedade.

Cuidar não é apenas um ato individual, mas uma responsabilidade compartilhada entre o poder público, as famílias e a sociedade civil organizada. Para tanto, precisamos de um Estado atuante, uma família protetora e uma sociedade acolhedora que promovam visibilidade e compreensão da pauta.

No Paraná, essa reflexão ganha ainda mais relevância e novos contornos, diante do rápido envelhecimento da nossa população. Hoje, mais de 16% dos paranaenses têm 60 anos ou mais, e até 2040, essa proporção chegará a 25%. Já somos o 5º estado mais envelhecido do país. Com famílias menores – em média 1,59 filho por casal – e menos apoio informal, a sociedade enfrenta uma crise do cuidado, exigindo respostas inovadoras e sustentáveis.

Liderança do Paraná na agenda do cuidado

Com orgulho, o Paraná foi o primeiro ente subnacional do Brasil a aderir à Aliança Global pelo Cuidado. Essa adesão reforça o compromisso de transformar o cuidado em uma prioridade de governo, integrando-o a uma rede de políticas públicas que beneficia tanto os idosos quanto seus cuidadores e familiares. Essa iniciativa coloca o Paraná na posição de protagonista, demonstrando que é possível desenvolver políticas públicas de impacto global, ainda que partindo do nível local.

Além disso, com a cooperação técnica do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), estamos avançando na criação do Cadastro Estadual  do Cuidador, um sistema inovador que será essencial para reconhecer e valorizar o trabalho de quem se dedica ao cuidado integral, mas que, muitas vezes, fica fora do mercado formal de trabalho.

Por que investir na economia do cuidado é essencial?

Promover a economia do cuidado não é apenas uma questão de justiça social, mas também uma estratégia econômica inteligente. Políticas que garantam cuidados acessíveis e de qualidade fortalecem não apenas o bem-estar da população, mas também o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade das cidades. No Paraná, nós temos demonstrado que investir em cuidado é investir em um futuro mais justo e sustentável.

Infelizmente, a distribuição desigual do trabalho de cuidado ainda é um desafio. No Paraná, os dados apontam que as mulheres dedicam quase o dobro do tempo às tarefas de cuidado e domésticas em comparação aos homens – 19 horas semanais contra 11 horas. Essa sobrecarga prejudica a participação das mulheres no mercado de trabalho, impactando diretamente a economia e o desenvolvimento social do estado. Em 2022, apenas  53,3% das mulheres estavam ativas na força de trabalho, enquanto 73,2% dos homens ocupavam esse espaço.

Um chamado à responsabilidade e à mudança cultural

O cuidado, precisa ser compreendido como uma responsabilidade compartilhada, que exige a participação ativa de homens e mulheres em todas as suas dimensões. Estamos trabalhando para romper estereótipos de gênero, promovendo uma cultura em que cuidar não é apenas um papel feminino, mas um dever de todos.

A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa tem liderado a integração dessas políticas, fazendo com que o Paraná seja um dos poucos estados brasileiros com uma política específica voltada à pessoa idosa. Nosso objetivo é que o estado se torne referência nacional e internacional na construção de políticas de cuidado, oferecendo soluções concretas para o envelhecimento da população.

Construindo um Paraná mais solidário e humano

Ainda há um longo caminho a percorrer, mas estamos unidos por um propósito comum: fortalecer nossas famílias e preparar nossas cidades para o futuro. O Paraná demonstra, com suas ações, que cuidar é investir no presente e no futuro, criando uma sociedade mais justa, igualitária e sustentável. A adesão à Aliança Global pelo Cuidado é apenas o começo de um projeto maior, que busca transformar o cuidado em uma prioridade permanente em todas as esferas de governo e da sociedade. Projeto pautado na estratégia de reconhecer, redistribuir e reduzir o trabalho do cuidado não remunerado cuidando de quem cuida e ofertando cuidado a quem precisa.

Nesse Dia Internacional do Cuidado, somos convidados a agir juntos e seguir construindo um Paraná que valoriza, respeita e apoia aqueles que cuidam e são cuidados. São João Paulo II diz que “a verdadeira medida do homem não se encontra em como ele se afirma, mas no serviço que presta ao outro.”

E esse é o nosso compromisso e nossa missão: fazer do Paraná um modelo para o Brasil e para o mundo, onde cada pessoa, em todas as fases da vida, seja cuidada com dignidade e respeito.

Leandre Dal Ponte é Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.

Leia Também

Leia Também