quinta-feira, 16 janeiro, 2025
HomeMemorialOs herdeiros, os religiosos, os grandes derrotados (segunda parte)

Os herdeiros, os religiosos, os grandes derrotados (segunda parte)

Luiz Carlos Martins
Luiz Carlos Martins

Para mim, que o conheço bem, e há 35 anos acompanho sua carreira profissional e política, Luiz Carlos Martins não surpreendeu ao conseguir novo mandato à Assembleia Legislativa do Paraná.

Na verdade, sua nova presença na AL corresponde a uma espécie de exceção no mundo dos profissionais do rádio, pois ele sempre soube mostrar fôlego suficiente para enfrentar esses novos tempos.

Nos dias atuais, comunicadores “antigos”, como LCM, estão dando lugar a uma nova geração. Gente nova que, no entanto, não significa que tenha os mesmos sólidos valores humanos e éticos da escola que identifica Luiz Carlos Martins. Escola que marcou homens paradigmáticos do rádio, como Arthur de Souza, por exemplo.

2 – VENCENDO BARREIRAS

Pois o veterano profissional Luiz Carlos Martins, mesmo abatido por uma penosa cirurgia bariátrica que lhe deu uma aparência (provisória) doentia e de debilitado, impôs-se nas urnas. Mais uma vez.

Mas a caminhada de Luiz não tem sido fácil no legislativo, onde seu estilo ‘low profile’ não procura simplesmente ocupar espaço com manifestações retumbantes ou acertos “mágicos”.

3 – OUVINDO OS MAIS POBRES

Ele tem-se mantido, ao longo de quatro mandatos de deputado (mais dois de vereador em Curitiba), como o radialista capaz de recolher os reclamos dos pobres entre os mais pobres, das obras sociais que passam por dificuldades; das causas cristãs inegociáveis; ouvindo igualmente as reivindicações das periferias distantes da nossa Região Metropolitana.

Luiz Carlos é uma raridade.

Espera-se que, ao seu estilo de ser humano especial, venham agora somar-se novos valores, como os que possam identificar muitos dos jovens que estão chegando à Assembleia. Razão pela qual cito uma expressão latina: “A esperança da messe está na semente” (“spes messe in semine est”).

4 – JORNADA COM BELMIRO

Luiz é antigo companheiro nosso de jornada, sendo um dos cofundadores do Instituto Ciência e Fé. E, até por isso, sempre teve entre seus fiéis eleitores boa parte de um círculo cultural importante, em que ressalto Belmiro Valverde Castor (in memoriam).

Elizabeth, a viúva de Belmiro, é um bom exemplo de nomes de expressão que torceram por ele, nesta recém finda campanha de retorno de LCM à Assembleia.

Os herdeiros, os religiosos, os grandes derrotados (primeira parte)

Leia Também

Leia Também