terça-feira, 10 setembro, 2024
HomeAgenda Cultural"O Santo Incrédulo" faz duas apresentações em Curitiba

“O Santo Incrédulo” faz duas apresentações em Curitiba

Assessoria – A Borracharia Cênica, companhia de teatro curitibana que estuda o circo teatro, traz para a cena seu primeiro espetáculo, O Santo Incrédulo. Com dramaturgia autoral, assinada por Diogo Marcelo, Felipe Baluta e Marcella Perbiche, o espetáculo faz duas apresentações nos dias 7 e 8 de setembro, sábado às 20h00 e domingo às 16h00 no Espaço Fantástico das Artes.

A comédia traz os personagens icônicos de Dias Gomes, Viúva Porcina, Sinhozinho Malta, Odorico Paraguaçu e Zé do Burro que se perderam da história, e cabe ao Patrão, uma figura que personifica o autor, de resolver a bagunça. Mas, como  qualquer anedota, a solução não é simples, surge o Palhaço Borracha, que transforma a missão em uma hilária comédia de circo teatro. 

O primeiro espetáculo da Borracharia Cênica evidencia o universo do realismo fantástico de Dias Gomes, a grande inspiração desse espetáculo que o homenageia. Não apenas contam sua história como também o personificam em um dos personagens, o Patrão, que guia todo o espetáculo e o apresenta ao público. “Em suas obras, Dias Gomes faz sua ficção beirar o cotidiano, é crítico e expõe questões sociais e políticas em uma época de censura, sendo, de forma quase verossímil, muitíssimo cômico. O autor carregava a genialidade em criar personagens fortes que, para além do caricato, eram marcantes por serem identificados em nossas próprias vidas – e são, até hoje inesquecíveis, aproximam-se do público pela sua brasilidade, do sotaque aos trejeitos”, comentou a atriz Marcella Perbiche, que também assina a dramaturgia. 

Felipe Baluta, que assina a direção e dá vida ao Palhaço Borracha, falou sobre o processo e do desejo de criar uma obra voltada para todos os públicos. “Desde o início pensamos em criar um trabalho voltado para todos os públicos, que reunisse pessoas em divertimento, inclusive o elenco, tendo como principal intuito causar riso e emoção. Além do autor referenciado, a Borracharia tem um norte muito bem estabelecido desde a sua criação: o grupo conta com um palhaço, o Borracha, um palhaço de circo de teatro que faz a Companhia carregar este nome e defender essa linguagem. Sendo dois dos três criadores da  companhia grandes estudiosos dessa linguagem, em que desenvolvem pesquisas e laboratórios sobre o tema, faz com que a gente desenvolva todo o processo através do que se entende como circo teatro. É preciso reforçar que a maior referência do grupo, Circo Teatro do Palhaço Tubinho. Além do Tubinho, a Comparsaria Cênica, companhia curitibana de Hélio de Aquino, também é um dos componentes que faz a Borracharia Cênica existir, tendo esse mestre também presente no elenco”, lembrou o diretor.

O Santo Incrédulo nasce sendo uma peça de circo de teatro popular, feito para todos os públicos. Seu cenário referencia o realismo fantástico do autor que guia essa história, lúdica e grandiosa, repleta de referências, o figurino carrega a imagem do que é uma Borracharia, referenciando grupos que trabalham essa linguagem. A dramaturgia entrelaçada em uma nova história que reúne no mesmo palco os personagens icônicos de Dias Gomes. 

O espetáculo é uma realização da Borracharia Cênica e conta com o apoio de Além do Verbal e Nusye Design.

Serviço:

  • Quando: 7 (sábado) e 8 (domingo) de Setembro
  • Horário: sábado às 20h00 e domingo às 16h00
  • Onde: Espaço Fantástico das Artes – Rua Trajano Reis nº 41
  • Ingressos: R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia)
Leia Também

Leia Também