A Secretaria de Segurança Pública é claramente objeto de grandes atenções do atual Governo.
Richa dá indicações que estaria satisfeito com o atual titular, Leon Grupenmacher, pela capacidade de ele tem mostrado “de equacionar soluções para essa área muito sensível”, diz deputado da base aliada do Governo, sem esquecer de assinalar:
“Afinal, a matéria segurança é parte da vida de Grupenmacher, que pertence aos quadros da Polícia Científica…”
Apesar dessa aparente segurança de Leon na posição, não faltam especulações, nos meios políticos – e muitas alimentadas por aliados, não por tucanos – indicando nomes como o do delegado Iegas, da Polícia Federal, para uma eventual sucessão na Segurança.
A procuradora Maria Tereza Gomes, por sua vez, ganha todos os elogios do governador e de seus melhores conselheiros. É considerada profissional absolutamente envolvida com sua tarefa. E a faz muito bem, a ponto de ter sido apontada, por setores especializados, como “a melhor do país”, como observa um procurador de Justiça.
Haverá surpresas com a montagem de um novo secretariado de Beto Richa?
Uma é dada como certa, pelos que vêm acompanhando o andar da carruagem: ciência e tecnologia e ensino superior poderão ganhar um endereço único, a Secretaria de Estado de Educação.
Se isso ocorrer mesmo, até visando a economia de recursos e centralização de ações, quem sairá fortalecido será Paulo Schmidt. Isso, é claro, se ele for mesmo permanecer no cargo.
(PROSSEGUE)