segunda-feira, 16 junho, 2025
HomeColunas do MuralNegócios & Gente: Rottas se destaca no Sul do país

Negócios & Gente: Rottas se destaca no Sul do país

Por Aline Cambuy* – Em um setor historicamente movido por cifras, a Rottas Construtora mostra que é possível equilibrar o resultado financeiro com impacto positivo. Nascida no Paraná e presente também em Santa Catarina, a empresa completa 15 anos em 2025 consolidando sua posição entre as cem maiores do país, segundo o ranking da INTEC, e apostando em inovação, desenvolvimento humano e responsabilidade social como motores de crescimento.

Com mais de 7.200 unidades lançadas e mais de 400 mil m² construídos, a Rottas tem diversificado seu portfólio com cinco linhas de produto, buscando atender diferentes perfis de público. Em 2024, lançou o Barra Home Resort, em Itapoá (SC), que se tornou seu maior empreendimento até hoje. Em apenas três meses, mais de 250 unidades foram comercializadas.

“Mesmo em um cenário econômico desafiador, um empreendimento bem planejado sempre encontra espaço no mercado. O Barra Home Resort nasceu de um olhar atento ao potencial do litoral catarinense, aliado a um projeto completo e de alto padrão acessível. O sucesso se deve ao planejamento, sensibilidade comercial e escuta ativa dos clientes”, avalia Felipe Toledo, diretor comercial e de marketing da construtora.

A estratégia da Rottas tem como base a leitura atenta do mercado regional e o compromisso com a experiência do cliente. “Nosso modelo alia inovação e foco no cliente, sem perder de vista a responsabilidade social”, diz Toledo. Esse compromisso está presente tanto no planejamento dos empreendimentos quanto na cultura interna da empresa, que investe na formação de talentos por meio dos programas Acelera+ , voltado a estagiários, e Academia de Liderança, que desenvolve gestores.

É nesse ponto que a empresa reforça também sua visão de futuro. Questionado sobre o papel das empresas na formação de lideranças e no futuro das cidades, o diretor responde: “As empresas precisam formar lideranças e contribuir para um futuro mais inteligente e sustentável nas cidades. Na construção civil, isso é ainda mais evidente. Desenvolver pessoas, criar projetos que promovam qualidade de vida e manter uma cultura ética são responsabilidades que assumimos com orgulho.”

Projeto social “Treinando para a Vida”, mantido pelo Instituto Rottas. Crédito: Divulgação/Rottas.

Mas é fora dos canteiros de obras que a Rottas tem feito diferença de maneira ainda mais visível. Desde 2019, a empresa mantém o Instituto Rottas, que, com o projeto “Treinando para a Vida”, oferece atividades esportivas, culturais e educativas a crianças e adolescentes de 6 a 17 anos em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba. Em 2025, a expectativa é ampliar o número de beneficiados para 250 jovens, com novas salas de leitura e informática.

“Acreditamos que crescer com responsabilidade significa manter o olhar atento para quem constrói essa jornada com a gente: colaboradores, clientes, comunidades e parceiros”, afirma o diretor. Para ele, inovar na construção civil em 2025 não se resume à tecnologia. “É pensar todo o processo com foco em eficiência, experiência do cliente e sustentabilidade. A tecnologia é parte disso, mas a verdadeira inovação exige boa gestão, escuta ativa e uma cultura voltada à melhoria contínua.”

A trajetória da Rottas confirma que uma empresa grande de verdade se mede não apenas pelos números que entrega, mas pelos valores que sustenta. “Resultados expressivos nascem de um planejamento com propósito, integridade e consistência. Sem isso, o crescimento dificilmente se sustenta no longo prazo”, conclui.

Se você conhece uma história inspiradora que mereça ser contada, ou se tem uma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, escreva para negociosegente@gmail.com. Vai ser um prazer te ouvir!


*Aline Cambuy é jornalista com mais de 20 anos de experiência e atua na área da comunicação empresarial. Estudante de Psicologia, une seu olhar crítico e humano para construir narrativas que conectam pessoas e negócios.

Leia Também

Leia Também