Assessoria – A Ambiental Paraná, responsável pela prestação dos serviços de esgotamento sanitário em 16 municípios da microrregião do Centro-Litoral do Paraná, parceira da Sanepar, realizou nesta semana uma reunião comunitária com os moradores de Morretes para explicar o cronograma e a logística das obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto do município, que começou nesta quarta-feira (10).
As obras contemplarão a ampliação de três quilômetros de rede coletora, a instalação de uma estação elevatória e também a execução de uma linha de recalque, que será interligada na Estação de Tratamento de Esgoto.
Os trabalhos beneficiarão moradores e comerciantes dos bairros Sítio do Campo e Jardim das Palmeiras. Após a conclusão das obras, aproximadamente 200 novas casas poderão ser ligadas à rede de esgoto. “Isso representará o fim das fossas sépticas, promovendo mais saúde e qualidade de vida para a população, respeito ao meio ambiente e preservação dos rios”, explica Geraldo Murinelli Júnior, coordenador de Engenharia da Ambiental Paraná.
Com esses investimentos, Morretes atenderá 65% da população com acesso à coleta e tratamento de esgoto.
Ambiental Paraná
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 16 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Sanepar. Os municípios atendidos são Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população da região Centro-Litoral do Paraná, equivalente a mais de 600 mil pessoas, até 2033.