
Selma Teixeira, professora universitária aposentada, vai ampliando seu portfólio de autora de livros envolvendo a memória da comunicação social no Paraná. O primeiro, muito significativo, foi o lançamento, em anos recentes do livro sobre jornalistas pioneiras da área cultural no Estado:
Adélia Lopes, Marilu Silveira, Rosirene Gemael e Dinah Pinheiro Ribas.
No próximo dia 10, a partir das 19 h30 min, no espaço cultural do BRDE, na João Gualberto, ela estará lançando outro livro que promete despertar enorme interesse em todos os que se preocupam com memória paranaense: “Luiz Geraldo Mazza e Eloi Zanetti: comunicadores do Paraná”.
2 – ANIVERSÁRIO DE MAZZA
A noite de autógrafos coincide com a data dos 84 anos de Mazza, em torno de cuja vida e obra Selma praticamente foi ao mais fundo possível.
Mostra esse ícone – uma autêntica Voz do Paraná, por mim mostrado no volume 3 de meu livro Vozes do Paraná – como um profissional exemplar. E de dedicação impressionante à comunicação. Ela descobriu, por exemplo, que Mazza começou a escrever, em Curitiba, aos 20 anos, na Gazeta do Povo, fato que foi revirado dos arquivos do jornal. Aos 17 anos já escrevia no Diário do Comércio, de Paranaguá.
3 – ELOI, O CRIADOR
Eloi Zanetti, hoje praticamente morando numa cidadezinha localizada na Serra da Mantiqueira, Minas, é o publicitário e o homem de marketing exemplar. Isso demonstra Selma, numa profunda imersão na carreira desse hoje consultor indissociável da publicidade paranaense.
A passagem de Eloi pelo O Boticário (onde criou o Serviço de Atendimento ao Cliente, SAC), e pelo Bamerindus, o banco emblemático do Paraná – é fato da história da comunicação paranaense. E por isso Selma quer que Eloi e Mazza sejam particularmente conhecidos pelas novas gerações.
Dentre os pontos salientes de Eloi, há sua passagem pela Umuarama, do Banco Bamerindus, onde, ao lado de Sergio Reis, foi vital para a criação e consolidação de momentos únicos, como o lançamento do “Bicho do Paraná”, uma série de programas de TV mostrando os construtores do Paraná Moderno.