sábado, 5 outubro, 2024
HomePolíticaLula assina 15 acordos bilaterais com a China

Lula assina 15 acordos bilaterais com a China

Agência DW – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (14) em Pequim com o líder da China, Xi Jinping.

O encontro começou com uma cerimônia diante do Grande Salão do Povo, na capital chinesa, iniciada às 16h30 no horário local (3h30 em Brasília), quando Lula chegou com sua comitiva, sendo recebido por Xi. Em seguida, os dois mantiveram uma reunião ampliada e um encontro bilateral antes de seguirem para um jantar programado para a noite.

No mesmo dia, o governo brasileiro divulgou uma lista de 15 novos acordos a serem firmados com a China durante a visita de Lula, totalizando R$ 50 bilhões de investimento, segundo projeção do Ministério da Fazenda.

Entre os destaques, estão memorandos de entendimento entre o ministério chinês das Finanças e a Fazenda, para infraestrutura e parcerias público-privadas, e um protocolo para fabricar e operar satélites CBERS-6. Conforme o governo brasileiro, o diferencial do novo modelo é uma tecnologia que permite o monitoramento de biomas como a Floresta Amazônica mesmo com nuvens.

Outro acordo envolve a chinesa Huawei, que venceu o leilão realizado em 2021 para fornecer equipamentos para implantação da tecnologia 5G no Brasil. A empresa é acusada pelos Estados Unidos de crime organizado e conspiração para roubar segredos comerciais através de tecnologia.

Na área de interesse da agropecuária brasileira, foi firmado um plano de trabalho para a certificação eletrônica de carnes e um protocolo para a abertura aduaneira do mercado chinês para farinhas de suínos e aves.

Leia mais

Leia Também

Leia Também