sábado, 5 outubro, 2024
HomePolíticaLula acusa Bolsonaro de ter planejado golpe no 8 de janeiro

Lula acusa Bolsonaro de ter planejado golpe no 8 de janeiro

PODER 360 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que tem “convicção” que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados organizaram os atos extremistas do 8 de Janeiro. Em entrevista ao jornal espanhol El País publicada nesta 5ª feira (27), Lula afirmou que esperou uma tentativa de golpe desde a sua posse, em 1º de janeiro.

“Não tenho dúvidas de que ele [Bolsonaro] tentou dar um golpe. Isso ia acontecer desde o 1º dia da minha posse, mas como era muita gente, esperei uma semana. Eu vi tudo pela televisão, eles assaltaram o Palácio do Planalto, houve descaso de quem estava assistindo e entraram no Congresso Nacional, no STF e no Palácio. […] Temos a convicção de que tudo foi organizado por Bolsonaro e sua equipe. Ele foi indiciado por 34 acusações e mais serão indiciadas, especialmente processos internacionais. Ele é acusado da morte de mais de 300 mil pessoas, por causa das mais de 700 mil que morreram no Brasil [por causa da pandemia]“, disse o chefe do Executivo brasileiro.

Na quarta-feira (26), Bolsonaro depôs à Polícia Federal em Brasília sobre os atos extremistas. O inquérito instaurado por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, investiga autores intelectuais do 8 de Janeiro.

Moraes atendeu o pedido de intimação apresentado pela PGR (Procuradoria Geral da República), que disse que Bolsonaro “teria supostamente incitado a perpetração de crimes contra o Estado de Direito” em uma publicação de 10 de janeiro. Na data, Bolsonaro compartilhou em seu perfil no Facebook um vídeo que diz, sem provas, que Lula não foi eleito, mas sim “escolhido por ministros do STF e TSE [Tribunal Superior Eleitoral]”.

Leia Também

Leia Também