segunda-feira, 14 outubro, 2024
HomeAgenda CulturalLivro revela gênero poético haibun por Alvaro Posselt

Livro revela gênero poético haibun por Alvaro Posselt

Assessoria – Dia 20 de outubro é celebrado o Dia do Poeta. Para comemorar e lembrar esse dia, Alvaro Posselt, o poeta curitibano autor do famoso haicai “Curitiba não nos poupa/Ontem tomei sorvete/Hoje tomo sopa”, lança no dia 21 de outubro, das 14 às 17h, no Paço da Liberdade, o seu 11º livro, Céu pela Janela, ilustrado por Verônica Fukuda. Para Posselt, a data é propícia para sempre reverenciar os leitores, que, para ele, são aqueles que fazem o poema existir de verdade: “Nada melhor do que um livro para isso”. Além do autógrafo pelo autor e pela ilustradora, haverá contação de história feita por Ike Rocha.

A novidade desta mais nova obra de Posselt, conhecido pelos seus haicais, é um livro escrito em haibun, que segundo ele, é a reunião de um texto em prosa e o haicai. “Esse texto em prosa é um relato, é a atmosfera em que acontece o haikai, uma minicrônica.

Prosa e poesia fundem-se numa bela sintonia em que os leitores são convidados a participar deste especial e – tão necessário – encontro com a natureza do cotidiano”, escreve Maísa Cardoso na contracapa do livro. O haibun foi praticado por Matsuo Bashô. O poeta viajava pelo Japão do Século XVII. “Em seus diários, anotava também os haicais, e assim surgiu o haibun. Hai de haikai, e bun de escritos, composições”, diz Posselt.

Posselt também conta que no Brasil há pouquíssimas obras de haibun, talvez nenhuma catalogada como tal. Ele acredita que esse é um bom momento para divulgar e estender o haibun nas escolas por meio do livro Céu pela Janela. Por envolver textos em prosa e poesia, o escritor diz que a obra é indicada a um público a partir dos 10 anos. “Dos 10 aos 100, digamos, pois são textos cheios de simplicidade e poesia, universais”, reforça.

O processo criativo para a mais nova obra foi a partir da expansão das vivências dos haicais, colocar na prosa de forma poética ou bem-humorada as circunstâncias em que aconteceram os poemas. “A temática é sobre coisas do cotidiano: visita a amigos, a cidades distantes, observações, lembranças. Por mais simples que sejam, são pérolas que acontecem no meu dia a dia”, explica.

SOBRE O DIA DO POETA

Alvaro Posselt começou a rabiscar os seus primeiros versos aos 16 anos. O primeiro livro publicado foi aos 40. Nesse meio tempo sempre teve uma inclinação para a poesia. “Sempre fui leitor das poesias da Helena Kolody, a primeira poeta a ler”, diz. Ele lembra que aos 18 teve a oportunidade de ir à casa dela. “Foi um momento mágico. Dona Helena, voz doce e calma, voltando do seu quarto com um livro autografado para mim. Inesquecível!”. Além de Helena Kolody, aprecia e se inspira da poesia do Leminski, Sosséla, Thadeu Wojciechowski e Wilson Bueno. “Atualmente tenho conhecido muitos e muitas poetas paranaenses. Estamos muito bem representados!”, avalia.

Para os aspirantes a poetas, a dica de Alvaro é praticar a escrita e não ter vergonha de mostrá-la. “No início, a gente tem sempre aquela vergonha de mostrar o que escreve. Quando a gente escreve algo, isso é uma baita coragem. Poema na gaveta não é nada!”, acredita.

Casa Posselt

Em 2018, Alvaro transformou sua casa em espaço cultural, a Casa Posselt, localizada no bairro Pilarzinho. Desde então, começou a fazer os lançamentos dos seus livros neste local, além de promover bazares, oficinas e receber as escolas para visitação. A sua atuação com crianças se estende em trabalhos voluntários. “Há mais de 10 anos faço oficinas de haicai nas escolas públicas, principalmente na rede municipal. Tenho nas crianças a missão de transformar o mundo através da poesia”, destaca. Para ele, as crianças são páginas em branco. “Para que elas contem suas histórias, precisamos oferecer aquilo que elas sempre nos oferecem: sinceridade, verdade, naturalidade, respeito”, diz.

Serviço:
Lançamento Céu pela Janela

Autor: Álvaro Posselt Ilustradora: Verônica Fukuda
Editora: Insight
Dia: 21 de outubro. Horário: 14 às 17h
Local: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro).
Mais informações: @alvaroposselt e @veronica_fukuda (Instagram)

Leia Também

Leia Também