terça-feira, 12 novembro, 2024
HomePolíticaJovem com síndrome de Down é embaixadora do TRE-PR

Jovem com síndrome de Down é embaixadora do TRE-PR

Assessoria – A atriz, modelo e influenciadora Pietra Silvestri, 23 anos, conhecida por compartilhar seu dia a dia com leveza e bom humor nas redes sociais, assumiu, em fevereiro de 2024, o importante papel de Embaixadora de Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Com síndrome de Down e autismo, Pietra, que soma milhares de seguidores nas redes sociais, está usando sua visibilidade para incentivar a participação ativa de pessoas com deficiência (PCDs) nas Eleições Municipais de 2024, seja como eleitoras, mesárias ou auxiliares no processo eleitoral.

Desde que assumiu o título, conforme a Portaria TRE-PR nº 43, Pietra tem viajado por diversas cidades do interior do Paraná, participando de ações que promovem a inclusão e a valorização da diversidade na Justiça Eleitoral. A iniciativa busca garantir que as PCDs possam contribuir diretamente para a democracia, facilitando sua inserção no pleito eleitoral como protagonistas.

A trajetória de Pietra com o TRE-PR começou nas Eleições de 2022, quando, além de votar, atuou como mesária voluntária em ambos os turnos, na 177ª Zona Eleitoral de Curitiba, no Colégio Positivo Ambiental. Desde então, sua atuação no processo eleitoral vem crescendo, tornando-se uma voz importante na conscientização sobre o tema. “Fui voluntária nas Eleições de 2022 e vi que as pessoas com deficiência também podem ajudar a sociedade. Nossa presença em todos os lugares é muito importante”, afirmou Pietra em seu discurso de capacitação para novos mesários.

Este ano, o TRE-PR promove a campanha Eleições 2024 No Caminhos da Paz para um pleito mais igualitário, inclusivo, livre de desinformação e discurso de ódio. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, uma das vertentes mais importantes da campanha é justamente a inserção de pessoas com deficiência no processo eleitoral, trabalhando no processo como mesário ou como colaborador. A campanha também visou sensibilizar para que as PCDs, inclusive as com deficiência intelectual, pudessem se cadastrar como eleitores. “A participação da Pietra foi muito importante incentivando a participação das pessoas com deficiência nessa luta contra o capacitismo e para dar visibilidade à questão. Ela participou de eventos na preparação de mesários com deficiência, serviu de incentivo para diversas pessoas. Foi muito importante para essa conscientização da sociedade paranaense nessas eleições de 2024”, afirma o desembargador.

Formada em teatro pelo Curso Técnico do Colégio Estadual do Paraná, Pietra usou suas habilidades artísticas para estrelar uma campanha em vídeo do TRE-PR, que foi exibida em eventos e no transporte público de Curitiba. O material reforça a importância do engajamento eleitoral, utilizando recursos acessíveis como legendas e trechos em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Além disso, recentemente Pietra participou da gravação de um clipe com a cantora Sara Bentes, a voz do recurso de acessibilidade das urnas eletrônicas, para promover a inscrição de PCDs como mesárias nas eleições. Essa ação integra a campanha mais ampla do TRE-PR para assegurar que as eleições sejam cada vez mais inclusivas e está sendo exibida junto ao Horário Eleitoral gratuito.

Nos dias das votações, Pietra irá percorrer as seções eleitorais da capital ao lado de autoridades do TRE-PR dando continuidade ao seu papel de embaixadora. No primeiro dia das Eleições, 6 de outubro, ela também foi convidada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar de uma transmissão ao vivo.

Leia Também

Leia Também