Assessoria – Infância é a transcrição cênica e musical, criada a partir do livro homônimo de Graciliano Ramos, publicado em 1945, onde o escritor traz a história de seus primeiros anos de vida até a adolescência, vividos no interior dos estados de Alagoas e Pernambuco. Em meio à uma dura vivência com a família e marcado por uma difícil alfabetização, surge uma criatura interessada nos vários personagens à sua volta e no mundo das letras.
Um jogo literário que acumula temporalidades (as diferentes idades do menino e a perspectiva do adulto) é explorado na adaptação à cena que, ao priorizar a falta de trato familiar, a precariedade do ambiente escolar e as dificuldades sofridas pelo garoto no letramento, cria um contraste epifânico, uma vez que aquele que passa a vislumbrar novas paisagens a partir da aproximação aos livros se tornará (ao mesmo tempo que já é) um de nossos maiores escritores.
O start do trabalho surgiu em 2021, após o ator Ney Piacentini e o músico Alexandre Rosa, viajarem até o sertão de Pernambuco e Alagoas, em busca dos espaços onde se dão os episódios de “Infância” e de seu mundo sensorial. Passaram por Quebrangulo, Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE). Lá conheceram a aridez e a pulsação da gente do sertão e da Zona da Mata nordestina. Visitaram as ruas citadas no livro, as casas em que Graciliano viveu, e puderam conviver e conversar com os “viventes” locais. Além dessa viagem de imersão e da leitura das obras completas do autor, a pesquisa contou ainda com quatro palestras proferidas por especialistas como Ieda Lebensztayn, Ivan Marques, Leusa Araujo e Luciana Araujo Marques.
“Mantendo o estilo “seco” de Graciliano, escolhemos utilizar apenas palavras e frases essenciais, e a encenação segue na mesma direção. A montagem é simples, porém inventiva. O cenário é feito de objetos imprescindíveis ao palco, com instrumentos musicais.
E temos como intenção com esse trabalho, além de trazer para cena um dos livros mais importantes de Graciliano Ramos, estimular a leitura e a formação de plateia na conjugação entre literatura, teatro e música”, revelou Ney Piacentini.
Após apresentação Ney Piacentini (ator) e Alexandre Rosa (músico), vão realizar uma conversa sobre o universo de Graciliano Ramos, e de como foi o processo cênico para a montagem do espetáculo. Os ingressos estão à venda por meio de PIX para ney.piacentini@gmail.com. Ao fazer o pix enviar o comprovante com nome completo para o whats do Ney: (11) 97283 6199
SERVIÇO:
- Infância
- Dia: 11/09 – quarta-feira
- Horário: 20h
- Endereço: Rua Treze de Maio, 1001, Ap 01 – Centro
- Ingressos: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00 (inteira)
- Lotação: 35 lugares
- Duração: 60min
- Indicação: Livre