quinta-feira, 17 abril, 2025
HomeAgenda CulturalIlha do Mel e Paranaguá recebem sessões gratuitas de cinema

Ilha do Mel e Paranaguá recebem sessões gratuitas de cinema

Assessoria – A segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá divulgou os longas-metragens que compõem a sua programação. De 11 a 20 de abril, a cidade de Paranaguá e a Ilha do Mel (Nova Brasília – Praia do Trapiche) recebem estreias brasileiras e filmes clássicos que marcaram diferentes gerações,que poderão ser assistidos em telões especiais montados exclusivamente para o evento.

“O público poderá conferir clássicos do cinema em versão restaurada, exibidos em telões com mais de 400 polegadas, montados em locais emblemáticos de Paranaguá, sendo na Estação Ferroviária de Paranaguá e na Praia do Trapiche, em Nova Brasília. Essa é uma oportunidade para os moradores sentirem a experiência da sétima arte no ‘quintal de casa’”, comenta Antônio Gonçalves Jr., um dos idealizadores do Cinenaguá.

Entre algumas das produções na programação, estão os clássicos “Nosferatu – O Vampiro”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, “Luzes da Cidade”, as animações “O Rei Leão” e “Ponyo – Uma Amizade que veio do Mar” e as estreias na cidade de longas brasileiros como “Oeste Outra Vez”, com Babu Santana e Angelo Antonio e “Virginia e Adelaide”, dirigido por Yasmin Thainá e Jorge Furtado, além de clássicos brasileiros recentes como “Durval Discos”, “Para Minha Amada Morta”, entre outros.

Foto: Rafael Damasceno

Além das exibições, o Cinenaguá ainda promove um bate-papo especial com o premiado diretor Aly Muritiba, um dos nomes mais relevantes do cinema brasileiro contemporâneo, responsável por filmes como “Deserto Particular”, “Jesus Kid” e a série da MAX, “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, junto com o ator Fernando Alves Pinto. Juntos eles falarão sobre os 10 anos do lançamento de “Para Minha Amada Morta”.

O curta-metragem parnanguara “Desabandonar: tudo que é sólido desmancha no tempode Juan Roseno, também está na programação. O mini documentário fala sobre o abandono dos casarões e arquitetura parnanguara no Centro Histórico, que trazem o estilo colonial brasileiro, com construções neoclássicas e que seguem resistindo em meio ao abandono.

Sérgio Marone marca presença na abertura

Sérgio Marone. Foto: Jeff Segenreich/ Divulgação

A abertura da edição contará com a presença do ator Sérgio Marone, que será o Mestrê de Cerimônia e participará de um bate-papo aberto ao público após a exibição do filme de abertura, “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, do diretor Steven Spielberg. Marone é conhecido por inúmeros papeis na televisão e no cinema. O ator já atuou em “Malhação”, “Cobras & Lagartos” e no longa “Jesus Kid”, de Aly Muritiba.

Acompanhe a programação do Cinenágua pelo site oficial www.cinenagua.com.br e pelo perfil na rede social: Instagram (@cinenaguá).

A segunda edição do Cinenaguá – Festival de Cinema de Paranaguá é apresentada pelo TCP – Terminal de Contêineres do Paraná, com patrocínio da Cattalini e apoio da Prefeitura de Paranaguá. A produção é da Grafo Audiovisual e Oxigênio Eventos. A realização é via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura/ Governo Federal Brasil – União e Reconstrução.

Serviço:
Cinenaguá – Clássicos do Cinema em Paranaguá
Data: 11 a 20 de abril de 2025
Site oficial: www.cinenagua.com.br
Instagram: @cinenagua
Apresentação/Patrocínio: TCP – Terminal de Contêineres do Paraná
Patrocínio: Cattalini
Apoio: Prefeitura de Paranaguá
Realização: Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura/ Governo Federal Brasil – União e Reconstrução
Produção: Grafo Audiovisual e Oxigênio Eventos

Leia Também

Leia Também