sábado, 5 outubro, 2024
HomeMercadoGrupo Ric vence Top de Marketing de Comunicação 2023

Grupo Ric vence Top de Marketing de Comunicação 2023

Assessoria – O Grupo Ric foi o vencedor do Top de Marketing de Comunicação 2023, entregue nesta terça-feira (28) à noite pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB/PR). O case vencedor mostrou como o Grupo Ric reinventou seu modelo de negócios baseado em comunicação crossmedia. O grupo também foi finalista na categoria Agro, que estreou neste ano, com o case “Ric Rural Hub – A construção de uma plataforma de comunicação e mídia para o setor que produz alimentos e impulsiona a economia brasileira”.

Com 36 anos de atividades, o Grupo Ric reúne hoje força e presença crossmedia que o tornam capaz de comunicar-se verdadeiramente com qualquer perfil de público, a qualquer tempo, em qualquer plataforma e em qualquer lugar. “Partimos de uma ideia simples, há cinco anos, quando o país saiu da comunicação analógica para a digital. A mudança nos trouxe janelas prime time no rádio e na TV a qualquer hora do dia. Começamos a seguir a jornada do nosso telespectador e do nosso internauta em todos os canais. Conseguimos integrar o trabalho de todos os nossos veículos e nos tornamos a maior vitrine regional do estado, com conteúdos aplicados para diferentes segmentos do mercado e múltiplos perfis de público. Construímos também um imenso inventário de conteúdo digital que nos torna uma referência regional e nacional”, explicou Leonardo Petrelli, co-fundador e presidente do Grupo Ric, ao subir ao palco para receber o troféu Top de Marketing.

Petrelli também contou que esse trabalho começou mudando a cabeça das pessoas, capacitando o time e investindo no desejo de inovar. “Não chegaríamos até aqui sem esse grupo maravilhoso de mais de 700 colaboradores que são inquietos e o tempo todo perseguem aquilo que vai surpreender. Ganhamos vários prêmios neste ano e este Top de Marketing certifica todo o nosso esforço e os nossos resultados. Fazemos isso para a nossa audiência e para as marcas, oferecendo uma opção nova, diferente, de comunicação ao Paraná”, acrescentou, fazendo um agradecimento especial à ADVB-PR, entidade da qual já foi presidente.

Soluções novas e estratégicas

O novo modelo de negócios adotado pelo Grupo Ric começou a se concretizar com a reconfiguração hierárquica da companhia, a partir da percepção de que seria preciso produzir conteúdo de forma integrada e também comercializar desta forma. O projeto incluiu várias mudanças significativas.

A área comercial foi reestruturada, criando-se a Diretoria de Mercado e Soluções Integradas, que coordena equipes comerciais multimídia. Na área de conteúdo, um investimento de mais de R$ 15 milhões foi feito em novas estruturas físicas de redação, produção e edição de conteúdo, reunindo o time de jornalistas e produtores em um mesmo ambiente. A área de marketing igualmente ganhou um time e uma abordagem estratégica voltada para a aceleração do crescimento, por meio de táticas de marketing inovadoras e orientadas por dados.

Com o recente lançamento da RICtv Conectada, o Grupo Ric investiu em uma tecnologia revolucionária e tornou-se a primeira emissora regional a utilizar essa tecnologia, que conversa muito com a chamada TV. 3.0.

“Esse case não é sobre uma campanha publicitária, é sobre uma mudança do mercado de comunicação e mídia. Foram cinco anos construindo uma estratégia crossmedia entre conteúdos, audiências e uma venda ainda mais consultiva para o mercado publicitário. No ano de 2023 consolidamos todas essas mudanças e não vai parar por aqui. Mudar significa treinar constantemente, ouvir o cliente, estar acompanhando a audiência e dar resultado. Afinal, provamos com esse case que o cross entre as plataformas potencializa os resultados”, acrescenta Marcelo Requena, diretor de Mercado e Soluções Integradas do Grupo Ric.

Categoria Agro

Leandro Carvalho, CEO da Supercampo. Foto: Valterci Santos

A Supercampo, referência no setor da tecnologia para o agronegócio, foi a ganhadora do Prêmio Top de Marketing, na categoria Agro. A conquista é resultado do case inovador intitulado “Como a maior iniciativa de intercooperação do agro brasileiro criou o C2F”. A Supercampo demonstrou sua capacidade de compreender e simplificar as demandas do mercado, preenchendo uma lacuna até então não abordada por plataformas tradicionais e oferecendo uma solução escalável.

O sucesso do case premiado está no compromisso da Supercampo de desenvolver soluções de comércio digital para atender as necessidades das cooperativas e de seus associados. Ao se aprofundar nas rotinas diárias, nos modelos mentais, comportamentos e padrões estabelecidos pelas cooperativas, a Supercampo identificou uma lacuna de mercado não atendida pelas plataformas tradicionais, apresentando uma solução facilmente escalável.

A solução desenvolvida é uma ferramenta robusta que oferece suporte abrangente tanto ao produtor rural quanto à cooperativa em todas as funcionalidades necessárias. “Diferente das plataformas genéricas de e-commerce, a abordagem do C2F é totalmente focada no cooperado, oferecendo funcionalidades específicas sob medida para esse público único”, explica Leandro Carvalho, CEO da Supercampo.

Premiação disputada

O Teatro UP Experience, localizado na Universidade Positivo, foi o palco da premiação considerada o Oscar dos setores de marketing e vendas. Conheça todos os premiados nas categorias Agro (Supercampo), Arquitetura e Construção (Rottas Construtora e Incorporadora), Comunicação (Grupo RIC), Indústria (Papapá), Serviços (Watch), Social (Instituto The Hardest Run) e Varejo (Amigão Supermercados).

O Prêmio Top de Marketing é a principal premiação nas áreas de Marketing e Vendas do Paraná. Um evento disputado, que tem o objetivo de reconhecer e premiar os melhores talentos, ideias e resultados de empresas que se destacaram durante o ano, em todo o estado.

Leia Também

Leia Também