sábado, 8 fevereiro, 2025
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Fique atento com aquele anúncio “imperdível” na Internet

Assessoria – Você está navegando na Internet e, como um passe de mágica, se depara com um anúncio daquele produto que estava desejando há dias. E o melhor: com um preço muito abaixo do mercado. Oportunidade? Nem sempre. Desconfiar de propagandas oportunas e com preços “imperdíveis” é o primeiro passo para não cair no chamado “golpe do falso anúncio” e perder dinheiro, tempo e paciência.

Esse tipo de golpe acontece quando os fraudadores criam sites e anúncios falsos para vender produtos que nunca serão entregues. O pagamento é realizado por meio de Pix, cartão e até boleto, porém, o produto é inexistente e o cliente acaba no prejuízo. Mas diante de tantas ofertas, como saber quando o anúncio é falso?

A Viacredi, cooperativa do Sistema Ailos, dá dicas para identificar esses falsos anúncios e o que fazer para não cair nesse tipo de golpe. “É muito comum, durante a nossa navegação pela internet, seja por celular ou computador, nos depararmos com anúncios oferecendo produtos e serviços variados. Às vezes em valores e condições que parecem muito vantajosas”, reforça a Especialista em Estratégias de Segurança, Carla Cristina Pereira.

Ela explica que, às vezes, pode ser aquele aparelho celular que você acabou de comentar com alguém que queria, uma viagem com destino paradisíaco ou qualquer outro produto. A tecnologia por trás das plataformas de comércio eletrônico identificou na sua lista de desejos e começam a direcionar anúncio que, em muitos casos parecem “imperdíveis”. Para evitar a tentação, ela dá dicas para não cair nesse tipo de fraude:

  • Preço muito baixo é um alerta: Desconfiar de preços abaixo da média e pesquisar em lojas com boa avaliação antes de concretizar a compra são comportamentos que devem ser seguidos.
  • Verifique as avaliações ou comentários: É comum que outros consumidores já tenham registrado as suas percepções pelo produto/serviço, por isso, pesquise nas avaliações presentes na plataforma, em sites como o Reclame Aqui e nas redes sociais.
  • Encontrou um anúncio falso? Denuncie! Se você é cooperado, entre em contato imediatamente pelos canais de relacionamento da sua cooperativa. Você também pode registrar e acompanhar a sua reclamação por sites , um serviço oferecido pelo Google para denúncia de site falso, pelo Reclame Aqui, ou ainda pelo consumidor.gov.

Fui vítima de um golpe, e agora?

Se você identificou um anúncio falso, é importante denunciar o mais rápido possível para que ele saia do ar. Mas nem sempre isso acontece. O Mapa da Fraude, levantamento realizado pela Serasa em 2021, ouviu 2 mil pessoas sobre os golpes digitais.

A pesquisa perguntou se as pessoas tomaram alguma atitude após sofrer o golpe ou fraude digital. Entre os respondentes, 27% disseram que não fizeram nada, 12% procuraram um órgão de defesa do consumidor, 13% contrataram um advogado e 44% acionaram a empresa envolvida na fraude. Destes, apenas 33% procuraram uma delegacia para fazer o registro do boletim de ocorrência online.

Para fazer uma denúncia de um site falso, basta procurar a delegacia de crimes digitais da sua cidade ou realizar a denúncia no site consumidor.gov.br.  A plataforma pertence ao poder público e é um serviço de defesa ao consumidor.

SERVIÇO

Se você é cooperado Viacredi e identificou algum possível golpe, ou foi vítima de uma fraude, entre em contato com a cooperativa imediatamente. O contato pode ser feito na Central de Relacionamento, pelo número 08006472200.

O atendimento é das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira; e das 8h às 20h aos sábados, domingos e feriados. Chamadas internacionais: 55 47 3381 8740. Você também pode acionar a Central de Relacionamento, pelo chat da Conta Online, nos mesmos horários.

Denuncie ainda o golpe pelo e-mail notifique@ailos.coop.br ou procure pelo Posto de Atendimento mais próximo de você.

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