Por André Nunes – O Festival de Curitiba bate vários recordes a cada edição, reunindo 200 mil pessoas em 350 espetáculos e atrações distribuídas em 70 espaços de Curitiba e região metropolitana ao longo de 14 dias. Mas a 33ª edição realizou outro feito inédito em oito anos: a cerimônia de abertura, na noite desta segunda-feira (24), no Teatro Positivo, reuniu pela primeira vez desde 2016 representantes da prefeitura de Curitiba, governo do Paraná e governo federal.
Diretores do Festival, Leandro Knopfholz e Fabiula Passini, e o mestre de cerimônias da edição, o carnavalesco Milton Cunha, receberam Maria Marighella, presidente da Funarte, representando a ministra da Cultura, Margareth Menezes; os secretários de Estado Guto Silva, Luciana Pereira e Márcio Nunes, em nome do governador Ratinho Junior; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel – que acompanhou o início do espetáculo “Os Mambembes” – e o presidente da Fundação Cultural, Marino Júnior.
Três esferas reunidas
Um dos eventos mais tradicionais e importantes da cultura no Paraná, reconhecido como o maior festival de artes cênicas da América Latina, o Festival de Curitiba passou as últimas duas gestões municipais sem a participação da prefeitura da capital. Nas administrações de Rafael Greca (PSD), a prefeitura não apoiou o evento e não colocou à disposição de forma prestimosa os seus espaços para a programação das peças teatrais. Felizmente, a situação mudou na gestão de Eduardo Pimentel (PSD). Já durante a campanha eleitoral, o prefeito afirmou que iria investir mais em Cultura e que a prefeitura voltaria a apoiar o Festival de Curitiba, que movimenta cerca de R$ 50 milhões e gera 2 mil empregos diretos e indiretos.
Segundo a pesquisa “Cultura nas Capitais”, o Festival de Curitiba é o evento cultural mais importante da capital de acordo com os curitibanos. O levantamento foi feito pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, com participação do Instituto Datafolha e patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale.
O 33° Festival de Curitiba acontece de 24 de março a 6 de abril, com venda de ingressos pelo site e loja física no Shopping Mueller. Ao todo, mais de 350 atrações ocuparão peças, teatros, espaços culturais e praças de Curitiba e Região Metropolitana. Fazem parte da programação 150 espetáculos gratuitos, espalhados por vários pontos da cidade. O Festival é formado pela Mostra Lucia Camargo, Mostra Fringe, Mostra Surda de Teatro, Risorama, Guritiba, MishMash, Gastronomix e o Interlocuções.