Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), de Curitiba, acaba de adquirir uma nova tecnologia, que apenas dois hospitais do país possuem: O aparelho, de uso em mastologia, conhecido como Faxtron, permite que a avaliação das margens e da localização do tumor da mama seja feita na própria sala cirúrgica. Tudo isto em poucos segundos.
2 – EM TEMPO REAL
Na metodologia anteriormente utilizada, os cirurgiões retiravam um seguimento da mama suspeito de câncer e enviavam para o aparelho de mamografia convencional, instalado fora do centro cirúrgico. Com este novo equipamento a análise do tecido suspeito é feito na própria sala de cirurgia em tempo real durante o procedimento cirúrgico.
Com a nova tecnologia há vantagens com referencia a melhor qualidade de imagem que contribui para a precisão do diagnostico além da redução do tempo cirúrgico, com melhor segurança ao paciente.
3 – MAIS PRECISÃO
“A qualidade da imagem é muito superior, e permite avaliar com maior precisão as microcalcificações, nódulos e outras imagens suspeitas, assim a margem de ressecção no caso de câncer, é retirada com maior segurança, reduzindo a chance de recidiva do tumor”, comemora o cirurgião oncológico Cicero Urban, mastologista do HNSG. Ele também é vice-presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba.
4 – MÍNIMO DE MUTILAÇÃO
“O principal objetivo do tratamento do câncer de mama atualmente é obter o máximo de eficácia, com o mínimo de mutilação. O que traz grandes benefícios para preservar a qualidade de vida e a autoestima das pacientes”, completa Dr. Cícero.
O Serviço de mama do HNSG é reconhecido pelo Senonetwork, entidade ligada a Sociedade Europeia de Oncologia e Sociedade Europeia de Mastologia, que reconhece serviços que seguem as normas de excelência estabelecidas pelo Parlamento Europeu.
“A importância deste reconhecimento é certificar que nossas pacientes estão recebendo um tratamento que está rigorosamente dentro dos parâmetros internacionais e em sintonia com os melhores centros no mundo”, completa Cícero Urban, hoje um conferencista internacional frequenta sobre sua especialidade: oncoplástica.