segunda-feira, 14 outubro, 2024
HomeAgenda CulturalFábio Porchat estreia nova comédia no Festival de Curitiba

Fábio Porchat estreia nova comédia no Festival de Curitiba

Uma das estreias nacionais da Mostra Lucia Camargo,  “Agora É que São Elas!”, marca a volta do humorista Fábio Porchat a direção na comédia, com apresentações nos dias 26 e 27 de março no Teatro Guaíra. Os ingressos estão disponíveis por meio do site, ou na bilheteria física oficial localizada no ParkShoppingBarigüi (piso térreo).

A peça foi escrita por ele para o trio de “comediantes puro-sangue” formado por Maria Clara Gueiros, Júlia Rabello e Priscilla Castelo Branco, três atrizes de gerações diferentes e talento como humoristas reconhecidos no teatro, cinema e televisão.

Segundo o diretor, a peça é “rápida, leve e engraçada”, perfeita para o trio. “Meu papel é só não atrapalhar e deixá-las à vontade para que elas façam a plateia rir muito”.

Esquetes

Coletiva na Sala de Imprensa Zé Celso, no Hotel Mabu. Foto: Annelize Tozetto

A peça é uma reunião de nove esquetes escritas por ele em diferentes momentos da carreira. Alguns dos textos têm vinte anos e foram criados quando Porchat ainda era estudante de teatro na Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro, e chegaram a ser encenados com o colega e amigo Paulo Gustavo, falecido em 2021.

Estes últimos textos tiveram que ser adaptados: um pedido de autógrafo de um fã, por exemplo, virou uma selfie no texto atualizado. Com muito humor, os textos fazem críticas e reflexões sobre sociedade, política e comportamento.

O diretor explica que a comédia de esquetes é um formato tradicional no cenário da comédia carioca e que lembra alguns dos vídeos do grupo Porta dos Fundos, grupo do qual ele e o elenco participam. “Há, em geral, um único conflito, uma piada e pronto, parte-se para outra”, resume Porchat.

Para Porchat, estrear nacionalmente no Teatro Guaíra é uma “prova de fogo” para todos os envolvidos. “Como diretor só quero que as atrizes estejam afiadas, pois o público quer vê-las e rir com elas e é isso que vai acontecer”, garante.

A Mostra Lucia Camargo é apresentada por Ourocard, Sanepar e Tradener – Comercialização de Energia, com patrocínio de EBANX, Banco CNH Industrial e New Holland, ClearCorrect, Copel – Pura Energia, Brose,  UNINTER e GRASP.

Acompanhe todas as novidades e informações pelo site do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br, pelas redes sociais disponíveis no Facebook @fest.curitiba, pelo Instagram @festivaldecuritiba e pelo Twitter @Fest_curitiba.

“Osmar Prado é brilhante, mas bota ele pra fazer duas mil pessoas rirem”

Foto: Annelize Tozetto

Por Sandoval Matheus – Estrear um novo espetáculo no palco do Teatro Guaíra, um dos templos sagrados das artes cênicas nacionais, não é pra qualquer um. Mas Fábio Porchat, Priscila Castello Branco, Maria Clara Gueiros e Júlia Rabello – o diretor e o elenco da peça “Agora é que são elas” – levarão a tarefa a cabo na noite desta terça-feira, 26, com ingressos esgotados há mais de um mês na Mostra Lucia Camargo do Festival de Curitiba. A nova obra é uma reunião de dez esquetes de humor, escritas por Porchat ao longo dos anos, com cerca de uma hora de duração. O que, para eles, prova o status que o humor brasileiro, muitas vezes tido como um tipo de arte menor, atingiu.

“Pra falar a verdade, eu nunca entendi muito bem por que o humor era tratado assim”, questionou Júlia Rabello, durante entrevista coletiva da manhã de hoje, no Hotel Mabu. “Profissionalmente, você precisa ter uma capacidade técnica para fazer humor que é coisa de craque.”

Porchat completou: “A gente pode aqui falar de atores incontestáveis como o Osmar Prado. Agora, bota o Osmar Prado pra fazer duas mil pessoas rirem durante uma hora”, desafiou. “E ninguém vai dizer que o Osmar Prado é ruim. Ele é brilhante em um lugar. E tem gente que é brilhante em outro, como as meninas que estão aqui comigo.”

O diretor continuou: “Elas ainda não entendem o quanto a peça está engraçada, porque a única plateia que tiveram até agora fui eu. Elas vão entender hoje à noite, quando mais de duas mil pessoas estiverem rindo delas e com elas.”

Leia Também

Leia Também