Redação e Diário Induscom – Semana de definições no tabuleiro político para as eleições 2024 na capital paranaense. Foram definidos os candidatos a vice-prefeito(a) nas chapas que lideram as pesquisas.
O União Brasil confirmou sua convenção municipal para próxima quarta-feira 31 de julho, em local que ainda será definido. Na oportunidade, o partido deverá confirmar por aclamação a candidatura do deputado estadual Ney Leprevost a prefeito de Curitiba. “Nossa candidatura é um ato de amor à Curitiba. Tenho o sonho de fazer da nossa cidade a capital mais humana e eficiente da América do Sul”, afirmou Ney.
Na segunda-feira (29), Leprevost deverá anunciar o nome do seu vice ou da sua vice, que deve ser a deputada estadual por São Paulo, Rosangela Moro, esposa do senador Sergio Moro. “A candidatura do Ney Leprevost a prefeito de Curitiba é estratégica para o nosso partido. Ele é experiente, ficha limpa e já provou que tem grande capacidade de gestão. Ele tem o apoio de todos nós do União e, principalmente, das pessoas que amam Curitiba”, destaca Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil. Ney já montou a equipe de campanha e terá o marqueteiro Guto Araújo como responsável pelo direcionamento da mesma.
Pimentel confirma Paulo Martins na vice
Já o PSD vai realizar sua convenção para a escolha de Eduardo Pimentel como candidato à sucessão de Rafael Greca para o dia 3 de agosto, sábado, no Ópera Concept Hall, em Santa Felicidade. Será a oportunidade para mostrar o, enfim, definido vice da chapa, o ex-deputado federal Paulo Eduardo Martins, do PL. O governador Ratinho Jr. precisou usar toda a sua capacidade de articulação para manter o acordo que havia firmado com o ex-presidente Bolsonaro e que estava indo por água abaixo. Na quarta-feira à noite, após mais uma conversa com Martins, finalmente veio a confirmação da aliança entre PSD e PL. O PL, por sua vez, agendou sua convenção para o último dia do prazo, no dia 5 de agosto.
Maria Victoria fecha apoio do PRD
A pré-candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), recebeu nesta quinta-feira (25) o apoio do Partido Renovação Democrática (PRD). A aliança foi firmada num encontro entre a pré-candidata e o vereador Ezequias Barros, presidente do PRD, no início da tarde, em Curitiba.
“Agradeço a confiança do vereador Ezequias Barros, do diretório e dos pré-candidatos do PRD. Estamos recebendo ótimas contribuições que vão agregar ao nosso plano de governo”, disse a pré-candidata Maria Victoria.
O PRD surgiu da fusão do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) com o Patriota e possui dois vereadores em Curitiba: Ezequias Barros e Sidney Toaldo. Ezequias adianta que a legenda possui chapa completa montada com 39 pré-candidatos e pré-candidatas à Câmara Municipal. “Estamos estruturados para agregar e contribuir na construção de uma Curitiba cada vez melhor, mais justa e mais humana”, afirmou o vereador Ezequias.
Com a confirmação da aliança PP-PRD, as duas legendas já iniciaram o debate da indicação para ocupar a vice na chapa de Maria Victoria.
PDT confirma chapa com PSB de Ducci
Depois de muita indefinição, a direção nacional do PDT confirmou que o partido vai entrar na Frente Ampla e apoiar o deputado federal Luciano Ducci (PSB) para a disputa pela prefeitura de Curitiba. O deputado estadual Goura será o vice na chapa, que ainda terá o apoio da Federação Brasil da Esperança (PT-PV-PC do B). O PDT realiza sua convenção no próximo sábado, dia 27 e o PSB de Ducci faz sua convenção no dia seguinte, domingo, dia 28.
Requião e Beto indefinidos
Sem poder contar com o apoio do PDT, que optou por apoiar a candidatura de Luciano Ducci, o ex-governador Roberto Requião, do Mobiliza, vai em busca de outras alianças para fortalecer sua campanha. Requião conversou com Andréa Caldas, pré-candidata a prefeito pelo Psol, para compor uma chapa com ele. Junto com o Psol iria a Rede, que faz parte da federação. Segundo Requião, o convite para Andrea foi de “construirmos juntos uma Curitiba bela, forte e justa”, disse ele. Por outro lado, o deputado federal Beto Richa (PSDB) anda meio em silêncio nos últimos dias e aumenta a especulação de que abandone a corrida pela prefeitura de Curitiba. A conferir.
Agir apoia Ney, Republicanos vai de Pimentel
O pequeno partido Agir também realizará sua convenção no sábado, dia 3 de agosto, para definir a chapa de vereadores e quem a legenda vai apoiar para a eleição para prefeito. O Agir tem a expectativa de eleger de dois a três vereadores nas próximas eleições. O Agir não tem espaço no horário eleitoral de rádio e televisão e deve confirmar o apoio ao candidato Ney Leprevost.
Já o Republicanos, que passou por uma reformulação após a entrada de Marcelo Almeida como presidente da legenda, vai realizar sua convenção no dia 1º de agosto. O partido vai apoiar Eduardo Pimentel para a eleição a prefeito e vai confirmar sua chapa de vereadores, que tem como destaque o comunicador Jasson Goulart, o ex-lutador José Landi “Pelé”, além dos vereadores Pastor Marciano Alves e Hernani.