quinta-feira, 3 outubro, 2024
HomeCasa e construçãoEkôa resgata memória ancestral em oficina de cerâmica

Ekôa resgata memória ancestral em oficina de cerâmica

Entre os dias 20 e 21 de julho (sábado e domingo), o Ekôa Park, parque de experiências ecológicas localizado em Morretes, no litoral do Paraná, vai promover uma oficina de modelagem e pintura em cerâmica, com a promessa da valorização e do resgate de memórias ancestrais, que, historicamente, utilizaram o trabalho com argila para promover momentos de criação, aprendizagem e prática terapêutica.

Quem vai ministrar o curso é Mariana Akemi Oda, ceramista, terapeuta em medicina ayurvédica e especialista em aromaterapia. Formada em agroecologia pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Mariana desenvolve trabalhos com cerâmica a partir de um olhar terapêutico, que busca a reconexão do ser humano com a própria essência, a ancestralidade e com o momento presente. A profissional desenvolve a arte da cerâmica há mais de oito anos, buscando despertar dentro de cada pessoa a linguagem artística e a expansão da criatividade.

“O curso modelagem e pintura em cerâmica permite ao participante uma integração com as técnicas para iniciar suas peças e integrá-las a elementos naturais, fornecendo aos alunos uma experiência profunda, relaxante e recheada de técnica e desenvolvimento prático”, explica Mariana.

Programação

No primeiro dia (20), sábado, a partir das 9h45, será feita uma introdução ao processo de produção de cerâmica, ensinamentos sobre cores e pigmentos, a partir de diferentes técnicas de modelagem, queima e vitrificação, uso de materiais recicláveis na produção, além de uma breve contextualização histórica e da apresentação da modelagem como prática terapêutica.  Às 13h ocorre um intervalo para o almoço. As atividades recomeçam às 14h.

Já no domingo (21), a partir das 9h15, além de exercícios de percepção e integração com o ambiente, será feita a coleta de elementos da natureza que atuem como texturizadores na oficina e a decoração da peça modelada com pintura de engobe, uma tinta de aspecto pastel feita a base de argila, que é utilizada para colorir superfícies. Às 13h ocorre o almoço e o grupo retorna as atividades às 14h30, seguindo até as 16h45.

Para participar da oficina, o valor é de R$ 450. As reservas podem ser feitas pelo site do Ekôa. A compra pode ser feita pelo site no cartão de crédito. Caso haja interesse em hospedagem dentro do Ekôa, o participante pode investir um valor adicional de R$150 no Pix. Para fazer a reserva, basta entrar em contato com agenda@ekoapark.com.br.

O valor da experiência inclui o ingresso ao Ekôa, café de boas-vindas e almoço para os dois dias, além das ferramentas, dos materiais utilizados na oficina e da peça que for confeccionada durante a vivência.

O Ekôa Park, vale lembrar, fica localizado em Morretes, no litoral do Paraná, no território da Grande Reserva Mata Atlântica, uma área que reúne três milhões de hectares de floresta nativa, localizada entre os Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O território é um importante patrimônio natural, cultural e histórico e um valioso e singular destino de turismo de natureza, nacional e internacional. O Ekôa foi membro fundador da Rede de Portais da Grande Reserva, um grupo composto atualmente por mais de 700 pessoas que apoiam a iniciativa.

Leia Também

Leia Também