Assessoria – O Ekôa Park, o parque de experiências ecológicas localizado em Morretes, no litoral do Paraná, vem contribuindo com o enriquecimento da qualidade da educação de mais de 200 alunos da rede pública do município. Isso porque desenvolveu, em parceria com a Secretaria de Educação de Morretes, um material didático escolar com ensinamentos sobre conservação da biodiversidade com foco na conservação e proteção da Mata Atlântica, Bioma onde está instalado e é considerado um dos mais biodiversos do mundo. O material didático foi ofertado às quatro escolas que oferecem aos alunos da rede pública de Morretes ensino em período integral, também conhecido como “jornada ampliada”.
Participam as Escolas Municipais Professora Desauda Bosco Da Costa Pinto, Dr. Luiz Fernando de Freitas, Miguel Schleder, Municipal Rural Benedita da Silva Vieira.
Educação Sustentável
A disciplina de “Educação Sustentável” passa a ser ministrada às crianças, que têm entre 6 e 11 anos, duas vezes por semana pela equipe de professores, com o acompanhamento de profissionais do Ekôa Park desenvolveram o conteúdo. Entre os temas abordados pelo material estão conservação da natureza, flora e fauna da Mata Atlântica, gestão de resíduos, crise climática, boas práticas ambientais, entre outros.
A parceria entre o Ekôa, a prefeitura de Morretes e a Secretaria de Educação do município prevê, ainda, uma visita ao parque para que os alunos possam experenciar as oficinas e ter vivências naquele ambiente natural. Também inclui visita à Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis de Morretes e a presença de representantes da Defesa Civil na escola, que vão fornecer simulações sobre enchentes ou problemas com ventanias, que são fenômenos que assolam a região, especialmente, como consequência da intensificação dos efeitos das mudanças climáticas.
Em dezembro, como celebração dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas ao longo do semestre, haverá na prefeitura do municípiouma mostra com trabalhos dos alunos de todas as escolas sobre as temáticas abordadas na nova disciplina. A intenção, com isso, é expor à toda a comunidade os aprendizados adquiridos pelo grupo de estudantes.
Dia 23 de agosto, o Ekôa Park vai apresentar o projeto no Fórum de Educação Ambiental de Curitiba, que vai acontecer na capital paranaense, no SEBRAE.
“Por enquanto, o projeto é piloto. Estamos focando nas quatro escolas que trabalham com a jornada ampliada em Morretes, mas nossa intenção é de que, quem sabe ano que vem, possamos ter maturidade e apoio suficiente do poder público e demais parceiros para expandir a atuação a outras cidades do litoral do Paraná”, comenta Marília Fernandes, gestora ambiental do Ekôa Park.
O Ekôa, vale lembrar, fica localizado em Morretes, no litoral do Paraná, no território da Grande Reserva Mata Atlântica, uma área que reúne três milhões de hectares de floresta nativa, localizada entre os Estados do Paraná, São Paulo e Santa Catarina. O território é um importante patrimônio natural, cultural e histórico e um valioso e singular destino de turismo de natureza, nacional e internacional. O Ekôa foi membro fundador da Rede de Portais da Grande Reserva, um grupo composto atualmente por mais de 700 pessoas que apoiam a iniciativa.