Assessoria – Como parte da programação da Semana da Criança em Curitiba, a premiada Cia Druw realiza quatro apresentações gratuitas do espetáculo de dança infantojuvenil Girassóis entre os dias 6 e 8 de outubro no Teatro Zé Maria (R. Treze de Maio, 655 – São Francisco). Serão duas sessões na sexta-feira, às 9h e 15h, sábado, às 19h e domingo, às 17h e são viabilizadas por meio do Projeto Diversão em Cena, da Fundação ArcelorMittal. No dia 8, será oferecida uma oficina para crianças de 7 a 12 anos. As inscrições podem ser feitas com até 1h de antecedência, no teatro.
Inspirado nas telas de Van Gogh, o trabalho é dirigido, concebido e roteirizado por Miriam Druwe. “A Silvia Leblon, que assina a direção cênica, atuou também como provocadora, me ajudando a conduzir as minhas ideias. Como o tema era bastante amplo, primeiro selecionei as obras dele que mais reverberavam em mim. Depois, compartilhei isso com os bailarinos e entramos em um intenso processo criativo, norteado principalmente pelos autorretratos”, conta a diretora.
A companhia costuma explorar a linguagem do clown nas suas produções – e com Girassóis não foi diferente. “Estudamos conceitos de luz e sombra para entender como os quadros se conectavam conosco. Cada intérprete escolheu um e eu coreografei a partir disso. Mais de 25 telas foram selecionadas”, completa.
Um mergulho na vida de Van Gogh
Ao longo da encenação, tanto o pintor holandês quanto vários de seus icônicos personagens ganham vida diante do público. Alguns deles são “Gaughin”, “O Carteiro Roulin” e “O Escolar”.
O grupo buscou traduzir nos corpos as pulsantes e impulsivas pinceladas do artista, sempre carregadas de emoções. Por isso, a coreografia foi montada a partir dos fluxos de “plantar” e “colher”, conceitos muito presentes na obra de Van Gogh, que retratou camponeses e a natureza de um jeito único.
Para dar uma dimensão ainda mais poética ao espetáculo, algumas cartas do pintor são narradas na montagem. Já a trilha sonora, composta exclusivamente para o trabalho, é de Fábio Cardia.
O cenário e o figurino de Marco Lima contribuem para evocar o universo íntimo do mestre pós-impressionista. Inclusive, em 2017, Lima ganhou o Prêmio APCA pelos figurinos e direção de arte em “Pescadora de Ilusão”; pela cenografia, figurino e colaboração dramatúrgica em “Alice no País do Iê Iê Iê”; e pela cenografia e figurino dos espetáculos de dança para crianças “Vila Tarsila, Lúdico, Girassóis” e “Poetas da Cor”, da Cia. Druw.
A união de todos esses elementos resulta em uma narrativa leve e lúdica, potencializada pelos vídeos de Tatiana Guimarães projetados pelo espaço.
“É interessante observar a percepção das crianças e a dos adultos sobre o espetáculo. Tem coisas que dialogam mais com um ou com outro. É uma experiência rica e emocionante para todos. Sinto que conseguimos humanizar essa figura tão emblemática que é o Van Gogh”, comenta Miriam.
Cia Druw – Girassóis
- De 6 a 8 de outubro de 2023, sexta às 9h e às 15h, sábado, às 19h e domingo, às 17h
- Teatro Zé Maria – R. Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba/ PR
- Ingressos: gratuitos (reservas pelo site)
- Classificação indicativa: livre
- Duração: 60 minutos
- Lotação: 177 lugares
- Acessibilidade: Dia 7 de Outubro: Sessão com audiodescrição. Dia 8 de Outubro: oficina e espetáculo com tradução em Libras.
OFICINA: RECEBAM NOSSOS GIRASSÓIS
- Oficina de dança voltada a crianças de 07 a 12 anos
- Dia 08 de outubro de 2023, domingo às 14h
- Duração da oficina: 1h30
- Inscrições com até 1h de antecedência no teatro.
- Limite de inscritos: 30 participantes
- Oficina com tradução em Libras.