quinta-feira, 29 maio, 2025
HomeMemorialD.José Mario sai; papa pode nomear Pe.Chemin como novo bispo auxiliar

D.José Mario sai; papa pode nomear Pe.Chemin como novo bispo auxiliar

Dom José Mário Angonese
Dom José Mário Angonese

Nunca o antigo adágio dos meios jornalísticos – “notícia é pão quente, tem de circular na hora” – valeu tanto para mim quanto a que nesta quarta, dia 31, tive da escolha do bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, dom José Mario Angonense, pelo papa Francisco, para ser o titular da Diocese de Uruguaiana, RS.

Por quê associo o ditado à nomeação do bispo?

Simplesmente porque, há 6 dias sabia, de muito boa fonte episcopal, que dom Angonense estaria “logo, logo deixando Curitiba e partindo para ser titular de uma diocese do Sul do país.”

Mas, lamentavelmente, não levei em conta esse “pão quente”; a notícia simplesmente “repousou”…

VEM NOVO BISPO

Até por isso, sou obrigado a proclamar depressa a seguinte informação privilegiada: na próxima quarta-feira, dia 7 de junho, deverá ser nomeado novo bispo auxiliar de Curitiba. Aposto – posso estar errado – que será eleito bispo auxiliar da cidade o padre João Batista Chemin, pároco do Santuário Nossa Senhora do Carmo, de Curitiba, nome com bom trânsito, quase que unânime, na Arquidiocese, onde fez carreira sobretudo como orientador espiritual.

DORMINDO NO PONTO

Na verdade, a coluna há dois meses já citara a possibilidade, apostando que a mudança de dom José Maria, gaúcho, que fez carreira no clero de Santa Maria, iria deixar Curitiba. A fonte da coluna, na ocasião, explicou: “É natural isso acontecer. O bispo auxiliar tende a ser ‘naturalmente’, titular de uma diocese.”

Dom Ricardo Hoepers
Dom Ricardo Hoepers

Quer dizer: um auxiliar – que nessa situação ganha sempre o título de titular de uma diocese histórica extinta – faz uma espécie de preparação para a titularidade.

NÃO FOI A ROMA

Dom José Mário não estudou em Roma, bem ao contrário do que ocorre com a maioria dos novos bispos recentemente nomeados: tem especialização em Psicopedagia no RS e dirigiu um seminário maior, além de ter sido pároco naquele estado.

Dom Ricardo Hoepers, empossado bispo da cidade de Rio Grande, RS, em 2016, nascido, criado e ordenado padre e bispo em Curitiba, será vizinho de dom José Mário.

Arrisco mais: logo depois de padre João Batista Chemin, outro membro do clero arquidiocesano de Curitiba será apontado por papa Francisco para uma segunda posição de bispo auxiliar da Arquidiocese.

RETORNA A ORIGEM

A nota da Arquidiocese sobre a nomeação de José Mário é a seguinte:

“O papa Francisco nomeou o bispo auxiliar de Curitiba dom José Mário Angonense, no dia 31 de maio, para titular da Diocese de Uruguaiana, RS. Dom José Mário está retornando para a região em que nasceu. Nasceu em 1º de junho de 1960 em Unistalda, Diocese de Uruguaiana (RS). Realizou estudos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Viamão, Arquidiocese de Porto Alegre (1983-1989). Após, frequentou o curso de especialização de Psicopedagogia na Faculdade de Filosofia de Canoas.

EM SANTA MARIA

Padre João Batista Chemin
Padre João Batista Chemin

Em 16 de dezembro de 1989 recebeu a ordenação sacerdotal, sendo incardinado na Arquidiocese de Santa Maria. Em 20 de fevereiro de 2013 foi nomeado Bispo Titular de Giufi (histórica diocese) e Auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, sendo ordenado em 28 de abril do mesmo ano.

CURITIBA NO CORAÇÃO

“Minha gratidão ao povo de Curitiba pelos 4 anos de acolhida e boa convivência, foi uma grande escola que vou sempre levar com muito carinho e bons sentimentos”, diz o bispo.

A Arquidiocese de Curitiba manifesta gratidão eterna à dedicação de Dom José Mario e pede as graças da saúde e da alegria para a vida do bispo, com bons frutos na nova missão.

Um novo bispo auxiliar deve ser anunciado pelo Vaticano na próxima quarta-feira. A posse de Dom José Mario em Uruguaiana será em 20 de julho, na cidade gaúcha.”

Vista geral de Uruguaiana, RS
Vista geral de Uruguaiana, RS
Leia Também

Leia Também