Assessoria – Foz do Iguaçu recebe, de 2 a 6 de junho, um dos maiores eventos sobre geociências da América do Sul, reunindo especialistas, autoridades e público geral para discutir clima, vulcões, mineração sustentável e inovação.
O GeoMinE Foz 2025 une ciência, meio ambiente e desenvolvimento em um encontro internacional com ampla programação. Serão quatro eventos científicos simultâneos: o XIII Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, o IX Simpósio de Vulcanismo, o II Workshop sobre Armazenamento de CO₂ em Basaltos e a 1ª Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul — que terá delegações oficiais de oito países.
A Conferência busca proporcionar o diálogo entre ciência, sociedade, governo e setor produtivo, reforçando a importância das geociências no enfrentamento de desafios como a segurança hídrica, alimentar, energética e climática, além de soluções para a agricultura. Acontece no encerramento, dia 6/6, com dois grandes palcos temáticos:
- Palco Terra — voltado ao público geral, traz palestras acessíveis sobre dinossauros, mudanças climáticas, vulcões e fósseis. Destaque para o paleontólogo Luiz Eduardo Anelli com a palestra “Quando os dinossauros viviam aqui!” e o lançamento do livro “Pterossauros do Brasil”.
- Palco Soberania — debates de alto nível com representantes de ministérios e serviços geológicos do Mercosul sobre mineração, energia, povos originários e políticas públicas.
Durante toda a semana, a ExpoGeoMinE oferecerá oficinas, experiências sensoriais com fósseis e rochas, além de cursos e ações educativas voltadas à sustentabilidade, inclusão e formação de professores e guias de turismo. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Serviço:
1ª Conferência de Geologia e Mineração do Mercosul (I CGMM)
Dia 06/06/2025 das 9h às 18h
Local: Centro de Eventos Mabu Thermas – Foz do Iguaçu/PR
Inscrições no site