Inspire-se no Filho de Deus para uma dieta mais saudável
Cerith Gardiner | Aleteia | Out 24, 2019
É impossível escapar do tema da alimentação hoje em dia. Na TV, nas redes sociais e nas conversas entre amigos e vizinhos, é um assunto constante.
Quando o excesso de informação sobre alimentação chega a nos deixar confusos, é melhor lembrar a nós mesmos de que uma abordagem mais simples para nutrir nosso corpo pode ser a melhor. E que melhor exemplo a seguir do que o próprio Jesus Cristo?
A Bíblia está repleta de informações sobre o que Jesus comeu – e vai além daqueles pães e peixes! Clique na Galeria de Fotos abaixo e descubra os alimentos que Jesus e seus apóstolos comeriam e que podem ser úteis quando você estiver pensando em sua próxima refeição saudável.
FIGOS
Embora Jesus tivesse comido várias frutas e legumes, ele pode ter tido uma propensão a um suculento figo, pois ficou visivelmente irritado em Marcos 11, 12-14, quando foi pegar um figo em uma árvore e descobriu que não havia nenhum! Como uma excelente fonte de cálcio e potássio, os figos são bons para pressão sanguínea e para manter os ossos fortes.
SARDINHA
A pesca é um tema recorrente em toda a Bíblia, sendo o peixe a principal fonte de proteína de Jesus e Seus seguidores. As sardinhas, em particular, são populares na culinária do Oriente Médio, e seus benefícios para a saúde são numerosos: ricas em ômega-3, que ajuda a melhorar o humor, e ainda fornecem vitaminas e proteínas essenciais.
MEL
O mel era um ingrediente chave na dieta de João Batista, de acordo com os Evangelhos, por isso é provável que Jesus o tivesse comido também, pois era a principal maneira de adoçar os alimentos. Rico em antioxidantes que podem ajudar a reduzir doenças cardíacas e a se proteger contra o câncer, acredita-se que esse doce néctar, em seu estado bruto, também ajuda a reduzir a pressão sanguínea e, possivelmente, até evite alergias.
CORDEIRO
Descrito como o próprio Cordeiro de Deus, Jesus teria comido cordeiro, pois era uma escolha popular de carne em Seu tempo. Às vezes, servido em um ensopado com outros vegetais, o cordeiro é uma carne vermelha mais saudável, muito rica em vitaminas e minerais.
AZEITONAS
O Monte das Oliveiras é mencionado em todo o Novo Testamento, e é onde Jesus ascendeu ao Céu. As azeitonas são comuns à dieta mediterrânea e acredita-se que o azeite de oliva tenha sido central na maioria das refeições. Com as gorduras monossaturadas saudáveis presentes no azeite de oliva puro, é uma opção muito mais saudável do que a maioria dos tipos de óleo.
PÃO
Embora não seja indicado para quem segue uma dieta sem glúten, o pão era um alimento comum em todas as mesas nos dias de Jesus. O pão de cevada era particularmente popular e foi distribuído durante a multiplicação dos pães (João 6, 9). O pão de cevada também é menos processado do que outros pães, com níveis mais altos de vitaminas, minerais e fibras.
VINHO
Podemos não pensar no vinho como alimento, mas seria melhor se o fizéssemos! É certamente um acompanhamento perfeito para muitas refeições – e, afinal, torna-se o Sangue de Cristo no altar a cada Missa. O vinho é a chave para muitas histórias do Evangelho, desde as Bodas de Caná até a Última Ceia. É rico em antioxidantes que acredita-se ajudar a prevenir o câncer e também possui nutrientes que beneficiam o coração.
CURIOSIDADES: OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS QUE JESUS COMEU
Leia Também