Uma verdadeira viagem ao século XV
Redação da Aleteia | Maio 13, 2019
Leonardo da Vinci é considerado uma das mentes mais brilhantes de todos os tempos. Exímio polímata (pessoa que têm conhecimento em vários assuntos), ele foi reconhecido como anatomista, arquiteto, artista plástico, botânico, cientista, poeta, matemático, músico, engenheiro e inventor.
Seu reconhecimento maior, porém, é como mestre da pintura renascentista. Dotado de técnicas próprias e hábil em experimentações, ele também foi precursor na criação de métodos de representação do espaço e objetos tridimensionais em uma superfície bidimensional.
Além de ser o autor de Mona Lisa, o quadro mais famoso do mundo, e da Santa Ceia, uma das pinturas de maior simbolismo religioso, da Vinci também assinou algumas das mais belas obras sacras já vistas. Conheça-as em nossa seleção:
A ANUNCIAÇÃO
A Anunciação, ou L’annunciazione, em italiano, é um óleo sobre painel de Leonardo da Vinci, pintado entre 1472 e 1475, com 98.4 × 217 cm de dimensão.
Representando o arcanjo Gabriel no momento quem anunciava a Maria que fora escolhida pelo Senhor para ser a mãe de Jesus, seu filho, de acordo com o evangelho de Lucas 1:26.
O trabalho ficou oculto até 1867 quando foi transferido de um convento próximo a Florença para a Galeria degli Uffizi, também em Florença.
Desde então, alguns investigadores mostraram a pintura como o primeiro trabalho de Leonardo da Vinci.
VIRGEM BENOIS
Virgem Benois ou Madona Benois, é um quadro de Leonardo da Vinci. A pintura retrata Maria e a criança em um jogo de olhares que fazem parecer muitíssimo natural e que não pode ser achado em nenhuma pintura italiana contemporânea da Madonna.
VIRGEM DO CRAVO
Madona do Cravo ou Virgem do Cravo é uma pintura a óleo de Leonardo Da Vinci, realizada sobre um painel de 62 por 47 centímetros, entre 1478 e 1480. Está atualmente na Antiga Pinacoteca, em Munique.
SÃO JERÔNIMO NO DESERTO
São Jerónimo ou Jerônimo no deserto é uma pintura de Leonardo da Vinci. Na época da pintura desta obra Leonardo da Vinci estava em Milão, contudo deixou um trabalho inacabado, mas que mesmo assim nos revela algumas das características essenciais do artista.
A ADORAÇÃO DOS MAGOS
A Adoração dos Magos é a grande pintura de Leonardo da Vinci, que a deixou inacabada, por ocasião de sua partida para Milão. Foi feita entre 1481 e 1482, em óleo sobre madeira, e mede 246cm x 243cm. Foi encomendada pelos monges da Igreja de São Donato de Scopeto, em Florença.
VIRGEM DOS ROCHEDOS
A Virgem dos Rochedos é uma pintura a óleo sobre madeira pintada no período de 1483 a 1486 pelo génio italiano Leonardo da Vinci e que se encontra no Museu do Louvre, em Paris. Esta é a primeira versão do tema pois da Vinci pintou uma segunda versão que se encontra na Galeria Nacional de Londres.
MADONA LITTA
Madona Litta é uma pintura do início do século XV atribuída por muitos investigadores a Leonardo da Vinci, enquanto outros pensam que pode ter sido pintado por um de seus seguidores, como Giovanni Antonio Boltraffio ou Marco d’Oggiono, uma vez que a técnica apresentada na obra não corresponde à utilizada pelo artista
A VIRGEM E O MENINO COM SANTA ANA
A Virgem e o Menino com Santa Ana, óleo sobre madeira, é obra de Leonardo da Vinci, pintada em Milão entre 1508 e 1513. Leonardo nunca finalizou este painel. Leonardo havia conquistado total maestria ao modelar o rosto humano.
A VIRGEM, O MENINO, SANT’ANA E SÃO JOÃO BATISTA
A Virgem, o Menino, Sant’Ana e São João Batista (1499 – 1500), às vezes chamado de “o cartão da casa de Burlington”, é um desenho de Leonardo da Vinci encontrado em uma das folhas dos seus diários. É uma combinação de dois temas populares na pintura florentina do século XV: a Virgem (Maria), com o Menino (Jesus, o seu filho), e São João Batista (filho de Isabel, prima de Maria) com Santa Ana (mãe da Virgem). No desenho Santa Ana sorri para sua filha Maria, enquanto esta tem os olhos fixos em seu filho Jesus que, por sua vez, olha para João Batista.
SÃO JOÃO BATISTA
São João Batista é uma pintura a óleo em madeira de nogueira de Leonardo da Vinci feita no período da Alta Renascença. Provavelmente completada de 1513 a 1516, acredita-se que seja a sua pintura final. O tamanho original da pintura era de 69 x 57 cm. Agora é exibido no Musée du Louvre em Paris, França
SALVATOR MUNDI
Salvator Mundi é uma pintura de Jesus Cristo como Salvator Mundi, que foi atribuída por alguns estudiosos como uma obra de autoria de Leonardo da Vinci desde sua redescoberta em 2005. Esta atribuição foi contestada por outros especialistas. A obra logo se perdeu, foi restaurada e exibida em 2011. A pintura mostra Cristo, no estilo renascentista, a dar uma bênção com a mão direita levantada e os dedos cruzados enquanto segura uma esfera de cristal na mão esquerda. A pintura foi vendida em leilão pela Christie’s em Nova York, em 15 de novembro de 2017, por 450,3 milhões de dólares, estabelecendo uma nova marca para a pintura mais cara já vendida.
REFERÊNCIAS:
Wikipédia (www.pt.wikipedia.org)
Encyclopedia Britannica (www.britannica.com)
Leonardo da Vinci Net (www.leonardodavinci.net)
Totally History (totallyhistory.com)