
Claudia Pacheco, 33 anos, mãe do Joaquim de 3 anos e da Flora de 1 ano. Guardiã do espaço sagrado de mulheres A Tenda desde 2016 que abriga cursos, palestras, rodas, danças e atendimentos voltados para a saúde integral da mulher. Mestre em comunicação social pela UFPR com tema das culturas matrifocais. Apaixonada por medicina indígena, plantas, receitas, garrafadas e tudo que esse universo compõe.
“Escrevi este livro na primeira menstruação pós nascimento da minha filha caçula. Meu filho mais velho me viu com sangue nas mãos e eu lembrei como foi a minha primeira experiência com o sangue menstrual, imediatamente vi uma oportunidade de mudar essa relação com ele. Ele reagiu tão bem e de forma mágica que só poderia ter virado um livro.
A Menstruação faz parte da vida de quase todas as mulheres, pelo menos uma vez por mês, 13 por ano – como a lua do céu. Algo tão comum e essencial para que uma mulher – e de forma ampla – uma sociedade continue saudável é tratada com desprezo socialmente. Um sangue tão rico que é capaz de nutrir um embrião para que ele vire um bebê, pra onde vai esse sangue quando não está cumprindo a missão de vida uterina?
Nos ensinaram a ter vergonha de uma parte de nós, uma grande parte. E esse livro vem trazer um olhar doce, próximo e infantil pra magia feminina.
A minha meta é que esse livro auxilie nessa mudança de paradigma, tratando o sangue de uma forma leve e natural, introduzindo as crianças nesse ritual de amor e devoção a terra. Trazendo ancestralidade, conexão com a terra pro dia-a-dia, esperando que toque as pessoas pra que nosso corpo seja naturalizado e reconhecido, valorizado, assim como a terra também merece. E que a gente valorize as crianças que já tem essa sabedoria, já compreendem tudo com facilidade e amor. Valorizando a sabedoria infantil.”
SOBRE A TENDA
Claudia é a ‘guardiã do espaço sagrado’, A Tenda, um espaço de saúde natural da mulher. Lá são feitas rodas de conversa, cursos e terapias naturais individuais, como Reiki, acunpuntura, microfisioterapia, ayurveda, yoga, medicina chinesa, entre outras. A Tenda foi inspirada nas tendas ancestrais, nas quais as mulheres tinham um espaço só delas para se cuidarem em seus períodos menstruais. Hoje A Tenda é composta por 6 profissionais, todas com formações voltadas ao feminino. Durante a Pandemia puderam também se reinventar através de cursos e eventos online.