quinta-feira, 3 outubro, 2024
HomeAgenda CulturalCinemateca: festival de cinema universitário tem sessões gratuitas

Cinemateca: festival de cinema universitário tem sessões gratuitas

Assessoria – De 27 de agosto a 1º de setembro, Curitiba recebe a nova edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro, um evento que tem o objetivo de incentivar a produção e a cultura cinematográfica no país.

O festival, que está em seu sétimo ano, reunirá 48 curtas-metragens de estudantes de instituições de ensino superior de 14 estados brasileiros, sendo 15 produções paranaenses, que integram as duas mostras do Metrô: a Panorama e a Competitiva, com sessões gratuitas na Cinemateca de Curitiba. Os filmes premiados pelos jurados na mostra competitiva levarão o tradicional troféu Passagem para casa.

Além das exibições na telona, que contarão com debates e discussões com os espectadores, o evento ainda contará com oficinas com temas pertinentes ao universo da sétima arte, em que os responsáveis pelos projetos participarão, assim como o público, podendo receber consultorias, dicas e conselhos da equipe de profissionais.

“Recebemos inscrições de todo o Brasil e, após o processo de seleção pela nossa equipe de curadoria, chegamos nas produções que integram a programação da sétima edição do Metrô. Esses curtas-metragens têm em comum o anseio e o desafio de contar histórias, construir personagens e universos ficcionais, resultando em obras desafiadoras tanto no cinema mais experimental como no documental e na ficção. São obras que expõem para o público parte do cenário do cinema universitário brasileiro”, comenta Gabriel Borges, diretor artístico do Festival do Cinema Universitário Brasileiro.

Entre os curtas-metragens selecionados, estão produções que abordam temas sociais, como consciência ambiental, proteção à mulher, racismo, religião, entre outros, assim como obras de ficção.

Filme de abertura

A produção cinematográfica que abre a sétima edição de Metrô é o “Meu Nome é Bagdá” (2020 / São Paulo / 99’), da diretora Caru Alves de Souza, com exibição no dia 27 de agosto, às 19h. A cineasta, que também iniciou sua trajetória no cinema pela universidade, traz ao festival seu premiado e mais recente longa-metragem para dialogar com o público e os realizadores universitários presentes no festival.

“Meu Nome é Bagdá” gira em torno de uma skatista de 17 anos, Bagdá, que vive em um bairro da periferia da cidade de São Paulo. Junto com um grupo de meninos skatistas, a jovem passa boa parte do seu tempo com sua família e os amigos de sua mãe. Juntas, elas formam um grupo de mulheres pouco convencionais. Quando Bagdá encontra um grupo de meninas skatistas, sua vida muda.

A produção de Caru ganhou o Grande Prêmio de Melhor Filme no 70º Festival Internacional de Berlim. Além disso, o primeiro longa da cineasta, “De Menor” (2014), ganhou o Prêmio de Melhor Filme no Festival do Rio.

Seminários e oficinas

Além das sessões, o Metrô também contará com mais uma edição da Oficina de Crítica Cinematográfica, que será ministrada pelo professor de filosofia, pesquisador, crítico e produtor cultural do Rio de Janeiro, Bernardo Oliveira. Os estudantes selecionados para a oficina, além de constituírem o Júri da Crítica e premiar um dos filmes da Mostra Competitiva, farão a cobertura crítica do festival, escrevendo texto sobre as produções, a serem publicados diariamente no site oficial e nas redes sociais do evento.

Destaque também para o MetrôLab, laboratório de projetos de curta-metragem, coordenado por Caroline Biagi e Henrique Santos, que fornece consultorias nas mais diversas áreas cinematográficas para estudantes que desejam transformar seus projetos em filmes; e para a oficina prática de Realização de Filmes contra o Baixo Astral, ministrada pelo cineasta William Biagioli, que consiste na realização de obras audiovisuais coletivas, a serem realizadas, editadas e finalizadas durante o próprio período do festival. Ainda haverá a Oficina de Audiovisual para adolescentes, ministrada pelo cineasta Evandro Scorsin, que tem como finalidade a realização de pequenos filmes.

Premiação

As produções escolhidas pelo Júri oficial do festival e pelo Júri Universitário na Mostra Competitiva, assim como o projeto vencedor do Metrô Lab serão revelados na cerimônia de encerramento do Metrô, no dia 1º de setembro, das 19h30 às 21h45. Ainda será apresentado um balanço da edição 2024, das atividades realizadas e uma sessão especial com os filmes produzidos nas oficinas.

A sétima edição do Metrô – Festival do Cinema Universitário Brasileiro é realizada por meio da Lei Paulo Gustavo no Paraná. Acompanhe as novidades pelo site oficial: www.metrouniversitario.com.br ou pelas redes sociais: Instagram | @metrouniversitário

Leia Também

Leia Também