Assessoria – O café, além de ser uma paixão nacional, tem o poder de reunir pessoas, seja para um bate-papo descontraído, conversas profundas ou reuniões para debater ideias. O ato de beber um café é quase um ritual. O aroma, o sabor e as diversas composições tornam o próprio elemento um tema de discussão.
O Brasil é o maior exportador e o segundo maior consumidor de café no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o consumo da bebida no Brasil entre novembro de 2022 e outubro de 2023 registrou um aumento de 1,64% em relação ao período anterior, considerando dados de novembro de 2021 a outubro de 2022. Este volume representa 39,4% da safra de 2023, que foi de 55,07 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mantendo o Brasil como o maior consumidor dos cafés nacionais.
O consumo per capita no país, entre novembro de 2022 a outubro de 2023, foi de 6,40 kg por ano de café cru e 5,12 kg por ano de café torrado e moído, um crescimento de 7,47% em relação ao mesmo período do ano anterior, o que é justificado pela base populacional do IBGE.
A experiência por trás do café
Pensando na experiência e no bem-estar, muitas lojas oferecem cafeterias em suas unidades. Carol Gusi, idealizadora da Galeria Panaceia, em Curitiba, vê no café uma oportunidade de se conectar, atraindo e fidelizando pessoas interessantes até o espaço. A galeria de inovação e sustentabilidade tem como um dos objetivos reunir pessoas para debater ideias e soluções para o meio ambiente. “Em uma parte já mais avançada da obra, no momento de definir a funcionalidade de cada ambiente, pensamos que uma cafeteria seria o lugar mais convidativo para isso. Acreditamos que boas ideias começam com café”, afirma.
Para a elaboração do cardápio, Carol buscou a consultoria de uma empresa especializada e que conseguisse transmitir, através do sabor, o conceito da Galeria Panaceia. De acordo com Ana Argenta, consultora em negócios e fundadora da Argenta Cafés, entender o objetivo de cada negócio é fundamental para o processo de criação. Baseada em quatro pilares (operacional, financeiro, sensorial e conceitual), Ana se concentra em conhecer o projeto do cliente, entender as necessidades e objetivos, receber o diagnóstico para então iniciar a pesquisa aprofundada do mercado, tendência e concorrência e, posteriormente, esboçar as receitas.
“Quando li o diagnóstico que a Carol elaborou fiquei encantada e vi que cada resposta ali era oportunidade para criar algo verdadeiramente único e especial. Assim foi, me debrucei a pesquisar ingredientes que tivessem toque de inovação, que pudessem contar uma história sobre sua origem, seus benefícios para o corpo e para a mente, e entregar um sensorial familiar”, conta Ana.
Inovação e sustentabilidade
Considerando o ambiente proporcionado pela Galeria Panaceia, foi necessário procurar produtos e fornecedores que estivessem alinhados com o propósito. Além dos cafés, o leite, os copos e todos os itens precisavam ser sustentáveis.
“Combinamos o trabalho de 2 consultorias: a Argenta Cafés e a CVG Ambiental. Essa última, responsável pela curadoria de sustentabilidade de toda a Galeria Panaceia, desde a escolha de fornecedores, até materiais e decoração. E a Argenta Cafés, responsável pelo planejamento da operação do café, criou uma carta que é, ao mesmo tempo, interessante ao paladar e que também reflete os princípios sociais e ambientais da Galeria”, acrescenta Carol.
Quem conhece a cafeteria da Panaceia encontra ingredientes perfeitos para a composição de cada bebida, como o cumaru, a baunilha amazônica, genuinamente brasileira, ou a flor de sabugueiro, com propriedades antioxidantes e sensoriais de mel. Os grãos de café são orgânicos e certificados pelo selo Orgânicos Brasil. Entre itens clássicos e autorais, a carta de bebidas é uma verdadeira experiência sensorial, com ingredientes criteriosamente selecionados pelo seu impacto no paladar, aroma e no meio ambiente.
Fornecedores locais
Os fornecedores foram selecionados de acordo com a disponibilidade em fornecer produtos com responsabilidade com o cliente, mas também com o planeta. “Temos o leite vegetal que calcula a sua pegada de carbono, livre de ingredientes de origem animal e produção consciente. Também temos o leite de vaca, que foi selecionado de um fornecedor local, com baixa intervenção e responsabilidade”, relata Carol.
O processo de criação vai além. “Tive alguns desafios, como a definição dos descartáveis que deveriam ser 100% sustentáveis, mas o mercado brasileiro já tem empresas que também estão preocupadas com a sustentabilidade, e conseguimos encontrar ótimos fornecedores”, finaliza Ana.
Serviço:
- Café Panaceia
- Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 965 – Ahú (dentro da Galeria Panaceia)
- Redes Sociais: Instagram- @galeriapanaceia
- Atendimento: De Segunda a Sexta, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.