sábado, 21 dezembro, 2024
HomeCiência e FéBenefícios para o corpo: você conhece o matcha?

Benefícios para o corpo: você conhece o matcha?

Assessoria – O matcha, broto do chá verde em pó ou moído, ganhou popularidade no Brasil nos últimos anos. Não é difícil encontrar bebidas e receitas que levam o sabor único da planta. Apesar de ter origem na China, a bebida é tradicionalmente consumida pelos japoneses nas cerimônias do chá que são realizadas em uma casas de chá (chashitsu) construídas especificamente para este fim, com piso de tatame e um fogareiro embutido no piso. Os materiais rústicos usados no projeto e na construção são típicos dessas casas.

Com a cultura oriental chamando a atenção do mundo todo, o consumo de produtos também aumentou. Uma pesquisa aponta que o tamanho do mercado global de matcha foi avaliado em US$4,3 bilhões em 2023 e está projetado para crescer 7,9% de 2024 a 2030. De chá à sobremesa, o matcha chama a atenção não apenas por oferecer inúmeras opções de consumo, mas também pelos benefícios à saúde.

Benefícios do matcha

Com o aumento da conscientização sobre a saúde do corpo e da mente e o desejo de ter uma melhor qualidade de vida, consumidores têm buscado, além de uma vida menos sedentária, alimentos e produtos que ofereçam benefícios e o matcha aparece como uma ótima opção.

Altamente rico em antioxidantes, especialmente catequinas, o matcha protege contra danos celulares e pode ajudar a reduzir o risco de algumas doenças. A planta também possui L-teanina, aminoácido que já foi associado com a melhora do humor e à redução do estresse, além de aumentar a função cognitiva. O matcha também é fonte de fibras, vitaminas A e C e minerais, sendo capaz de auxiliar na digestão.

Com tantas vantagens para quem o consome, o matcha ganhou prateleiras e espaço em cardápios e deve aumentar a presença nos próximos anos devido à sua composição.

Unindo paixões

Para aproximar os amantes do matcha das tradições, Carol Gusi, idealizadora da Galeria Panaceia, realizou um evento com a presença do fundador da Namu Matcha, primeira marca no Brasil dedicada exclusivamente ao produto, Álvaro Domínguez. “As pessoas gostam e querem saber mais sobre o matcha. Foi muito legal conectar o produtor ao público consumidor, que pode entender todo o processo, do plantio até o preparo. Recebemos pessoas que apreciam a bebida como consumidor final, até proprietários de casas de chá e cafés”, conta Carol.

A galeria, que tem foco em construção e produtos sustentáveis, conta com uma carta de bebidas criativa e elementos escolhidos a dedo. Além do café orgânico, o leite vegetal calcula a sua pegada de carbono, é livre de ingredientes de origem animal e produção consciente, e o leite de vaca, selecionado de um fornecedor local, tem baixa intervenção e responsabilidade ambiental.

A escolha do matcha também passou por análise criteriosa. De acordo com Carol, que também aprecia a bebida, a inclusão no cardápio vai além do que ter mais opções na galeria. “Sempre buscamos proporcionar experiências para quem visita a Panaceia e com o matcha não foi diferente. O cliente pode acompanhar o preparo na hora e descobrir mais sobre a tradição do matcha. Acreditamos que a cultura também faz parte da sustentabilidade é uma forma de preservar um bem imaterial”, afirma.

Produção certificada

O matcha escolhido para as bebidas da cafeteria é produzido na Coréia do Sul, na província de Hadong, tem mais de 1.200 anos de história com plantações de chá verde. Devido a antiguidade das árvores, é impossível industrializar o processo sem perder qualidade, por isso, a colheita continua sendo artesanal, selecionando e separando as folhas uma a uma pelos produtores.

Atualmente, a região tem um instituto de pesquisa e produção, a Hadong Green Tea Institute, que visa melhorar a qualidade e produção do chá, respeitando o meio ambiente e apoiando a comunidade local.

Ana Argenta, consultora em negócios e fundadora da Argenta Cafés, assinou a carta de bebidas da Galeria Panaceia. “Para o espaço café da galeria, tudo foi pensado na inovação, mas como também admiramos a tradição, trouxemos o matcha, produzido a partir de folhas jovens de chá verde cuidadosamente cultivadas, selecionadas e moídas num pó fino. Inspirados por essa tradição, preparamos o nosso matcha na hora, utilizando os tradicionais utensílios – Chawan, Chasen, e Chashaku – e criamos bebidas puristas”, relata Ana. Que tal experimentar?

Serviço:

Café Panaceia
Endereço: Rua Eurípedes Garcez do Nascimento, 965 – Ahú (dentro da Galeria Panaceia)
Atendimento: Segunda a Sexta, das 10h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00.
Redes Sociais: Instagram – @galeriapanaceia

Leia Também

Leia Também