O Governo de Angola pode perpetrar uma grande injustiça: o vice-consulado daquele país em Curitiba comunicou aos 10 jovens angolanos cegos – conhecidos por formarem o conjunto coral Cantores de Angola – a retornarem à África, ainda este mês.
Os moços, que são universitários, há muito perderam o vínculo com famílias e a terra natal, de onde foram ‘transplantados’, sem serem consultados, para o Brasil há 14 anos. Vieram para cá ainda crianças, para serem acolhidos pelo Instituto Paranaense de Cegos (IPC). Um deles tinha sete anos quando chegou aqui.
Hoje moram em casas alugadas. São apoiados financeiramente pela representação diplomática do país africano.
2 – INJUSTIÇA ENORME
O porquê da injustiça? Os jovens estudam, e têm muito bons resultados em cursos universitários, com atendimento ímpar dado pela professora Leomar Marchesini a discentes especiais, como eles.
Um, dos 3 que estão às vésperas da formatura, está se graduando em Direito. E mais triste: são justamente os que se formam este ano que são convocados a deixar tudo e voltar a Angola.
A situação legal deles é igualmente especial: se não voltarem, perderão o ‘status’ de estudantes, com o que o Itamaraty lhes garante um visto de permanência especial. E deixarão de ter recursos materiais do Governo angolano.
O mais triste da história de grande cunho humano – uma “tragédia” para eles e para quem os acompanha, como a psicóloga e professora Leomar – é que ninguém parece estar sensível ao grande drama dos moços…
3 – APOIO DE MESTRES E COLEGAS
E muitas são as autoridades – inclusive o vice-governador Flávio Arns – a quem têm recorrido. Só não tem faltado a solidariedade de colegas de cursos universitários da Uninter, onde estudam. Trezentos deles assinam, ao lado de docentes, abaixo-assinado pedindo socorro pelos angolanos. E atestando que são alunos modelares.
Quem puder ajudar, anote os melhores contatos: prof. Leomar: 9169-5969 e o da faculdade é 2102-3372. De casa, 3082-0628.
E mais: com os angolanos pelos celulares do Wilson Madeira Wilson, 9530-5764 e da Isabel Tchicoco Dumbo 9585- 9098.