segunda-feira, 7 julho, 2025
HomeMemorialRicardo Barros admite que Senado do Paraná é ainda grande incógnita

Ricardo Barros admite que Senado do Paraná é ainda grande incógnita

Ricardo Barros. Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Fiel à sua praticidade na análise dos fatos políticos, e sem se distanciar um segundo sequer do alvo da pequena entrevista telefônica que este site fez hoje (17), às 17h10, com o líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP), este admitiu que a questão paranaense do Senado está longe de uma definição.

Isto porque, se confirmado o suposto compromisso do governador Ratinho Junior, com a candidatura de
Alvaro Dias ao Senado, estaria consumado o distanciamento do presidente Bolsonaro do paranaense. O que não acha provável, visão  que só amplia o nível das indagações e dos exercícios futurológicos.

Mas como, então, ficarão as coisas?

Ricardo garante que Bolsonaro  empenha-se na ampliação de sua força no Senado, o que, em consequência, não contemplaria no Paraná uma chapa com Ratinho apoiando Álvaro Dias, considerado franco opositor do governo federal. Ou, mesmo, inimigo do governo federal.

Senador Alvaro Dias. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Ricardo, embora admitindo que ainda não estão definidos todos os elementos para a eleição de outubro, não deixa de enxergar “outros caminhos”. Como a provável  não consumação de Alvaro no suposto pacto com Ratinho Junior. Assim, disse, o governador, fiel ao presidente, teria que, como consequência, concorrer com Flávio Arns, natural candidato do Podemos ao Palácio Iguaçu (se o esquema Alvaro/Ratinho
falhar, claro, na próxima eleição).

O candidato de Bolsonaro no Paraná terá de contemplar certas qualificações que Ricardo opina “devem ser essenciais”. Uma delas, a natural fidelidade ao ideário do presidente, sem contar outras qualificações que fortemente identificam Bolsonaro e seus aliados. Tal como a capacidade de comunicação e manejo das redes sociais.

Governador Ratinho Junior. Foto: Jonathan Campos/ AEN

Numa rápida fotografia do momento, os possíveis candidatos de Bolsonaro ao Senado no Paraná poderão estar entre os seguintes políticos: Paulo Martins, deputada Eliane Sleutjes, Fernando Giácobo, Deputado Valdir Rossoni…

Ricardo, que se diz candidato apenas a novo mandato de deputado federal – “com pelo menos 80 mil votos” -, garante que Cida Borghetti, por “ora” é candidata a cuidar dos netos, situação que, disse, bem humorada,
poderá mudar em 2026, quando poderá disputar uma das duas vagas ao Senado, governo ou vice-governadora.

Deputado Paulo Martins

Já a filha do casal, Maria Victoria, será candidata a novo mandato na ALEP.

Ricardo, hábil político, conhece todas as nuanças e caminhos do poder. Por isso, ouvi-lo é sempre  essencial.

Leia Também

Leia Também