segunda-feira, 7 julho, 2025
HomeMemorialCURITIBA QUER SABER PORQUE NÃO COMEÇA OBRA DO TRIPLO VIADUTO

CURITIBA QUER SABER PORQUE NÃO COMEÇA OBRA DO TRIPLO VIADUTO

Triunfo, de novo vencedora, não se manifesta sobre a monumental obra anunciada pelo alcaide.

Projeto do viaduto triplo no Tarumã. Foto: Divulgação Prefeitura de Curitiba

Já virou novela… E ninguém questiona, ninguém se lembra dele. O novo viaduto do Tarumã foi uma das principais obras anunciadas pelo prefeito Rafael – e cadê viaduto?

Esse fato era muito discutido na manhã desta sexta em círculos ligados ao Instituto de Engenharia do Paraná. Especialistas lembravam que, pelo projeto a nova estrutura seria transformada em uma canaleta para biarticulados, uma trincheira para desafogar o trânsito pesado da região e ainda um terminal de ônibus!

Ocorre que ninguém está executando a obra. Embora tenha havido licitação, ganha de novo, pela construtora Triunfo! A mesma empresa que está na trincheira da Mario Tourinho. A mesma empresa que assumiu o lote 4.1 da Linha Verde Norte depois que a PMC expulsou a verdadeira vencedora da obra.

PANDEMIA, NÃO ÁLIBI

Um dirigente do IEP, que pede anonimato, pediu que a Coluna/Blog registrasse sua opinião, ao dizer:

– “Estamos no meio da pandemia, mas não podemos esquecer do que continua acontecendo (ou não) na cidade… a pandemia não pode ser um álibi para

os governantes esconderem fatos da população! E um dos fatos que devemos recordar é o da licitação do viaduto triplo, no Tarumã.”

E a que se refere o “desabafo” do velho engenheiro? Trata do trecho, 2.1 da Linha Verde Norte, licitado em março de 2019. Houve questionamentos no edital, depois republicado pela prefeitura, em junho de 2019. No entanto, os erros de projeto continuaram…

E as empresas que participariam da licitação questionaram novamente a prefeitura. Sem correção, a obra foi licitada. Quem ganhou? A única participante da licitação.

“Triunfo foi a única construtora que participou; as outras empresas já estão calejadas sabendo que se ‘não for parte da trupe’ da prefeitura não adianta questionar, protocolar pedido na PMC pra reivindicar correção, porque não acontece…”, ressalta o mesmo observador.

Um dirigente da Terpasul lembra que a empresa foi das raras empreiteiras que questionaram esse edital do viaduto triplo (Terpasul venceu as licitações para executar os trechos 3.1, 3.2 e 4.1 da Linha Verde Norte).

TRIUNFO SEMPRE VENCE

Resumo da novela: Triunfo ganhou. Sem questionar edital, sem questionar os erros de projeto. Logo depois, ainda no ano passado, o CREA-PR resolve fazer uma vistoria em alguns viadutos e pontes: e se debruça justamente no viaduto do Tarumã. Viaduto do Tarumã foi alvo de fiscalização dos engenheiros do CREA e, então, a previsão da SMOP era de que os trabalhos iniciassem assim que fosse emitida a autorização de início de obra pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, ligado ao governo federal.

E a obra como fica?

Triunfo como fica? Recebendo notificações da PMC por não ter iniciado a obra ainda, por não estar cumprindo o cronograma previsto em contrato? Não. A Triunfo não é prejudicada, não é multada, não recebe notificações. Não questiona nem o projeto, e está tudo bem. A PMC corrige agora… e ninguém mais fala disso.

Esses fatos estão sendo analisados com lupa, embora a pandemia, por setores técnicos que apóiam com seus pareceres, dois pré candidatos a prefeito de Curitiba. São profissionais com ampla folha de serviço à academia e a empresas de engenharia: “Eles poderão fornecer instrumentsal para mudar o jogo, fazendo, até mesmo, essas irregulartidades chegarem ao Governo federal, na hora oportuna”, diz um dirigente do IEP.

Leia Também

Leia Também