
As obras da Ponte da Integração Brasil-Paraguai completam oito meses na próxima terça-feira (7 de abril). Os trabalhos, mesmo em período de quarentena devido à pandemia do Coronavírus, continuam a todo vapor. No lado brasileiro da estrutura, já estão concluídos os blocos de fundação que darão suporte a torre que dará sustentação ao vão sobre o rio Paraná.
A segunda ponte unindo os dois países na região de Foz do Iguaçu, está sendo construída entre o bairro Porto Meira e a cidade paraguaia Presidente Franco, com recursos da Itaipu Binacional, margem brasileira. De acordo com os engenheiros responsáveis pela estrutura, a conclusão dos blocos que vai sustentar a parte área no lado brasileiro aconteceu no início da semana.
PONTE ESTAIADA
“A torre, que servirá como pilar para sustentar o tablado, terá 120 metros de altura”, informou Josué Calebe, na Rádio Cultura. A ponte será do tipo estaiada, e terá duas torres de sustentação, uma em cada lado da fronteira. O projeto prevê pista simples, com 3,70 metros de largura, com acostamento de três metros e calçada de 1,70 metro.
A extensão da via será de 760 metros, com vão livre de 470 metros. Projetada inicialmente apenas para o trânsito de caminhões de carga, no final de janeiro deste ano, ficou definido que a estrutura vai comportar também tráfego de carros de passeio, ônibus e motocicletas.
OTIMIZAR A PERIMETRAL
A Construtora JL, responsável pela obra da Perimetral Leste, foi informada logo após a decisão, segundo o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (Codefoz), Mário Camargo, para fazer os ajustes no projeto. Segundo ele, a razão para a mudança é simples: o tráfego de caminhões, entre o Brasil e o Paraguai, equivale a apenas 6% da circulação total de veículos.
(Fonte: GDia)