quarta-feira, 12 março, 2025
HomePolítica e CidadesComitê de Cultura estimula a criação de campanhas digitais

Comitê de Cultura estimula a criação de campanhas digitais

Assessoria – O Comitê de Cultura do Paraná lançou na segunda-feira (10) sua mais recente iniciativa, o “Propulsão Comunica: conteúdos digitais por direitos”. A nova empreitada pretende estimular – com a oferta de bolsas e premiação – a criação de campanhas de comunicação para as redes sociais que tenham como propósito a defesa das prerrogativas culturais e sociais dos brasileiros.

O prazo para inscrições vai até o dia 7 de abril. Podem participar coletivos de mídia, comunicadores independentes, influenciadores digitais e estudantes com 18 anos ou mais e que residam no Paraná.

Serão selecionados 30 projetos. Os proponentes devem estar aptos a comparecer, presencialmente, em Curitiba, a um encontro de três dias em que poderão desenvolver e aprimorar suas ideias com assessoramento técnico e a orientação de profissionais experientes na área.

Para viabilizar a participação, serão ofertadas bolsas para custear passagens e a estadia na capital. Os valores vão variar de acordo com a região de origem de cada selecionado.

Ao fim, as três melhores campanhas serão escolhidas em votação aberta ao público. Os vencedores receberão premiações de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente, para o primeiro, segundo e terceiro colocados.

O edital completo do “Propulsão Comunica” e o formulário de inscrição estão disponíveis neste link.

As campanhas podem tratar de direitos culturais, econômicos, sociais, e ambientais, como por exemplo o acesso à saúde, à informação, e a preservação e a valorização das manifestações populares brasileiras.

“Uma outra possibilidade é falar da legislação propriamente dita, como a Lei Rouanet, que há anos tem sido atacada nas redes sociais com o uso de informações falsas”, ilustra João Paulo Mehl, coordenador do Comitê de Cultura do Paraná. “Uma ideia de comunicação inovadora que explique o que é e como funciona a Lei Rouanet pode ser abraçada por nós.”

Para garantir a diversidade das campanhas produzidas, o “Propulsão Comunica” estabelece um sistema de reserva de vagas que obedece aos mesmos critérios da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB): 25% para pessoas negras, 10% para indígenas, 5% para portadores de deficiência e o restante para a ampla concorrência.

O “Propulsão Comunica” é uma parceria do Comitê de Cultura do Paraná com o Laboratório de Cultura Digital da UFPR, e tem o apoio do Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba, da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (Fetec-PR), do Sindicato dos Petroleiros do Paraná (Sindipetro-PR) e da APP-Sindicato.

Leia Também

Leia Também