Assessoria – Em fevereiro, um dos passeios ferroviários mais emblemáticos do Brasil está ainda mais acessível para os moradores de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Como parte das comemorações pelos 140 anos da ferrovia Curitiba-Paranaguá, a Serra Verde Express está oferecendo 30% de desconto em bilhetes e pacotes turísticos com trem ao longo do mês.
“O trem da Serra do Mar é um patrimônio histórico e cultural do Paraná, e queremos que mais moradores da região tenham a oportunidade de vivenciar essa experiência. Além de ser um passeio inesquecível, viajar pelos trilhos dessa ferrovia é uma verdadeira imersão na história e na engenharia que moldaram o estado”, destaca Adonai Arruda Filho, diretor da Serra Verde Express.
Com a promoção, um bilhete na classe turística, que custa R$ 179, sai por apenas R$ 125. O desconto é válido tanto para a ida quanto para a volta entre Curitiba e Morretes, permitindo que mais pessoas celebrem essa data histórica com uma experiência única.
Jornada pela história e natureza
Inaugurada oficialmente em fevereiro de 1885, a ferrovia Curitiba-Paranaguá foi construída para facilitar o escoamento da produção de erva-mate e consolidou-se como um dos mais importantes corredores logísticos do país. Hoje, além de sua relevância no transporte de cargas, o trajeto é reconhecido internacionalmente como um dos passeios ferroviários mais belos do mundo.
![](https://muraldoparana.com.br/wp-content/uploads/2024/02/Trem-da-Serra-do-Mar-Paranaense-6-300x200.jpg)
Recentemente eleito por um dos mais importantes guias turísticos do mundo, Lonely Planet, como um dos roteiros de trem mais espetaculares do planeta, o trajeto entre Curitiba e Morretes oferece uma imersão na Mata Atlântica preservada. Ao longo das quase quatro horas de viagem, os passageiros contemplam paisagens exuberantes, pontes impressionantes, túneis históricos e o icônico Viaduto do Carvalho, onde os trilhos parecem suspensos sobre a serra.
Além da beleza natural, a experiência é um resgate da memória ferroviária brasileira. Desde sua construção, idealizada pelos irmãos Rebouças — primeiros engenheiros negros do Brasil —, a ferrovia desafiou a geografia da Serra do Mar, exigindo a construção de 13 túneis e mais de 30 pontes e viadutos. Entre eles, destaca-se a Ponte São João, inaugurada em 1884, com 113 metros de comprimento e estrutura importada da Bélgica.
“O compromisso da Serra Verde Express é manter viva essa história e proporcionar uma viagem segura, encantadora e repleta de significado para que as futuras gerações conheçam esse marco da engenharia e do turismo nacional”, reforça Adonai Arruda, presidente da empresa.
Serviço
- Promoção: 30% de desconto para moradores de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná (desconto não cumulativo).
- Período: Válido para viagens realizadas em fevereiro de 2025.
- Horários: Saídas diárias às 8h30 (de Curitiba para Morretes) e às 15h (de Morretes para Curitiba).
- Reservas e informações: Somente pelo WhatsApp: (41) 3888-3472.