Como ter melhores resultados em vendas de imóveis nas plataformas digitais? Será que estou anunciando da melhor forma? Qual meu público-alvo e a melhor plataforma? Essas e outras questões foram tema da palestra “Meta e Google Ads no Mercado Imobiliário”, que Tatiana Gielow, especialista em marketing digital de alta performance no mercado imobiliário, apresentou na programação do Festival de Inovação de Curitiba, na última terça-feira (19), no bar The Oak.
Proprietária da Basetag Marketing Imobiliário, Tatiana é responsável por projetos em diversas regiões do Brasil, que geram mais de 30 mil leads mensais para empresas do setor – imobiliárias e incorporadoras/construtoras – que refletem em uma média de 10 a 15 milhões de fechamento de vendas ao mês.
“É uma satisfação enorme participar do primeiro Festival da Inovação de Curitiba e ver tantas pessoas interessadas nessa temática, numa noite chuvosa, em dia de semana. Gerar conteúdo digital não é questão de gosto, se tornou uma questão de necessidade. E gerar conteúdo que as pessoas queiram acessar. Tanto o Google quanto o Meta são plataformas que monetizam. Não adianta fazer conteúdo e achar que vai gerar engajamento sem que exista uma troca verdadeira”, enfatizou Tatiana.
- Google ou Meta?
E onde é melhor de investir em anúncios? “Google e Youtube ou Meta (Instagram e Facebook): os dois funcionam, mas de maneiras diferentes. O Google precisa de uma ação externa para que a empresa ou produto seja encontrada. A pessoa precisa buscar os termos chave. Se não tiver essa ação, não aparece para o usuário. No Meta, você aparece espontaneamente ao definir seu público alvo, independente dele buscar ou não seu produto ou empresa. Qual o melhor? Não tem regra, cada um funciona para uma finalidade e estratégia”, explica.
- Como anunciar?
Quando você tem um produto específico, você cadastra no Google o chamado termo “cauda longa”, por exemplo, “estúdio à venda próximo da UFPR”, para que quando alguém pesquisar, apareça o meu empreendimento. Isso é diferente para cada produto.
Para quem tem vários tipos de imóveis, econômicos, de médio e alto padrão, existe um público-alvo diferente para cada produto. “O erro número 1 que muitos cometem ao patrocinar: definir três públicos divididos apenas pela f faixa de renda, encaixa até R$ 250 mil, até R$ 600 ou 800 mil, e acima de R$ 800 mil. Falando como especialista em marketing digital, isso é trabalho de preguiçoso. Cada produto tem um público específico, uma especificidade, de sustentabilidade, acessibilidade, localização, preço, ou condição de pagamento”, alerta Tatiana.
- Campanhas
Público alvo definido: o que nós queremos com a campanha? São três os objetivos mais buscados, segundo a especialista:
– Muitas curtidas, pessoas engajadas comentando e mais seguidores. São as chamadas as “métricas da vaidade”: então você vai patrocinar lá no Meta Ads para engajamento.
– Não quero seguidores: quero que pessoas acessem mais o meu site, que vejam a postagem e vão pro meu site, porque lá eu tenho muitos imóveis. Então é preciso patrocinar o conteúdo na modalidade de tráfego
– E a terceira possibilidade: contato de pessoas interessadas nos meus produtos, os chamados leads. Então é o patrocinado por cadastro. Você faz um post, a pessoa clica e abre um pop-up de cadastro, pedindo nome, e-mail e telefone. Se a pessoa preenche esse formulário com os três campos, a gente entende que é um lead pré-qualificado: ela sabe que a gente vai ligar para ela a partir desse cadastro.
- Atendimento
Depois que o marketing faz todo esse trabalho, mas da porta para dentro é com o atendimento, com os corretores de imóvel. Lembrando que o corretor nunca pode ficar dependente apenas disso, pois foge do seu controle. Ele precisa dos próprios leads, precisa fazer contatos sempre, dizer para todos do seu convívio que é corretor de imóveis e se colocar a disposição. Fortalecer as conexões reais. Na vizinhança, no condomínio, nos grupos de WhatsApp.
Sobre Tatiana Gielow
Empresária, especialista em marketing digital de alta performance no mercado imobiliário, Tatiana Gielow é jornalista e administradora de formação, pós-graduada em planejamento estratégico e comunicação interpessoal. Também tem MBA em marketing e vendas pela fundação Getúlio Vargas, atua como professora na Universidade da Habitação (Unihab) do Secovi-PR, é palestrante e diretora-estrategista da agência Basetag Marketing Imobiliário em Curitiba.
Esta expertise faz com que seja requisitada frequentemente para palestras e eventos, onde aborda temas relacionados com estratégias digitais para produtos imobiliários, comportamento do consumidor e aprimoramento dos profissionais corretores de imóveis.