domingo, 22 dezembro, 2024
HomePolíticaXI Jinping envia mensagem a Lula após adiamento de viagem

XI Jinping envia mensagem a Lula após adiamento de viagem

Agência Xinhua e Agência DW

O presidente chinês, Xi Jinping, enviou no domingo (26) uma mensagem de simpatia ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela contração de gripe e pneumonia do presidente brasileiro.

Em sua mensagem, Xi disse que ao saber da doença de Lula e, portanto, do mesmo ter tido que adiar sua visita à China, gostaria de estender suas sinceras condolências ao presidente brasileiro e desejar-lhe uma rápida recuperação. Xi também saudou a visita antecipada de Lula quando for conveniente para ambos os lados.

Mais relevância nos BRICs

A viagem de Lula à China, que acabou sendo cancelada devido ao quadro de pneumonia leve diagnosticado no presidente na última semana, tinha como uma das principais pautas a retomada das discussões em torno do grupo Brics, que conta, além de Brasil e China, com Rússia, Índia e África do Sul.

Na agenda de Lula estava uma visita à instituição financeira do bloco multilateral, o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), em Xangai, cujo comando, esta semana, passará do atual presidente, o brasileiro Marcos Troyjo, indicado por Jair Bolsonaro, para a ex-presidente da República Dilma Rousseff.

A movimentação do governo Lula pela troca na presidência do banco dos Brics, no meio do mandato de Troyjo (a presidência rotativa do NDB cabe ao Brasil até 2025), evidencia a preocupação da gestão petista em garantir o alinhamento político no coração financeiro do Brics. Além disso, remete à importância dada pelo Planalto ao grupo multilateral.

Segundo especialistas ouvidos pela DW Brasil, esses movimentos estão ligados à tentativa de o Brasil recuperar protagonismo nas relações internacionais, área que foi negligenciada durante os anos Bolsonaro, o que também refletiu dentro da posição do país dentro do Brics.

Além disso, em meio às tensões entre os países-membros, com Rússia em guerra e rusgas entre Índia e China, um dos objetivos do governo Lula também é contribuir para retomar a relevância do bloco.

Leia mais

Leia Também

Leia Também