Wilson de Araújo Bueno há 22 anos assina coluna sabatina na Gazeta do Povo.
Aos sábados, aparece, com certeza, entre os mais lidos do jornal.
O que mais caracteriza o trabalho de Bueno é o olhar treinadíssimo que tem para registrar o universo de notáveis paranaenses. Alguns deles – não a maioria – pertencem ao chamado ‘velho Paraná’, cheios de tradições e marcados por linhagens que muitas vezes se confundem com os primeiros dias da civilização paranaense.
Mas Wilson é o colunista que cedo entendeu que por sociedade paranaense não se pode entender puramente a aristocracia e o carnet de empresários expressivos. Para ele – e com justa razão – “sociedade admite um exame de homens e mulheres, de todos os estratos sociais, que se fazem notáveis na construção do Paraná”.
E mais diz o colunista: “O melhor sapateiro da cidade é parte indissociável de nossa sociedade, assim como o operário padrão, gente que alinho no mesmo nível de importância que atribuo, por exemplo, a governadores, senadores, capitães do agrobusiness…”
Wilson estará em outubro recebendo parte da sociedade paranaense para uma noitada comemorativa aos seus 40 anos de colunismo. Patronesses já se alinham no batalhão dos que apoiam a iniciativa.