terça-feira, 24 junho, 2025
HomeAgenda CulturalWagner Moura leva prêmio de melhor ator em Cannes

Wagner Moura leva prêmio de melhor ator em Cannes

g1 – Wagner Moura ganhou o Cannes de melhor ator neste sábado (24), pela sua atuação no filme “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho. O diretor recebeu o prêmio no lugar do ator e agradeceu a premiação. Mendonça Filho também recebeu o Cannes de melhor diretor pelo longa.

“Eu tive muita sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura. Ele não é apenas um ótimo ator, mas também uma ótima pessoa. Eu o amo muito. Eu espero que o ‘O Agente Secreto’ traga muitas coisas a eles”, afirmou o diretor ao receber a premiação.

O longa se destacou como um dos prováveis vencedores do prêmio na última semana, após sua estreia no festival francês ter vindo com cerca de 15 minutos de aplausos, segundo a jornalista Jada Yuan, do “Washington Post”.

Desde então, o filme ganhou muitos elogios da crítica internacional e também conquistou o Prêmio da Crítica no Festival neste sábado.

Diretor e elenco do filme em Cannes / Getty Images

“Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada”, escreveu o jornal “The Guardian” sobre o filme.

O “The Guardian” também deu nota máxima ao filme brasileiro, definindo-o como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”. O jornal britânico não foi o único: diversos veículos internacionais também enalteceram o longa na última semana.

O “Hollywood Reporter”, por exemplo, chamou o filme de “magistral”, com um “retorno maravilhoso de Wagner Moura ao cinema brasileiro”. “Ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema”.

País de Honra no Festival de Cannes

Em fevereiro, o Festival de Cannes já havia anunciado o Brasil como País de Honra na edição de 2025. A iniciativa, do Marché du Film (mercado de filmes do festival), celebra uma nação diferente a cada ano e reconhece suas contribuições para a indústria cinematográfica global.

O Brasil é o quarto país a receber o título, que já foi da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022). “Este prestigioso reconhecimento destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional”, publicou o Ministério da Cultura no site do governo.

Leia Também

Leia Também