sexta-feira, 13 dezembro, 2024
HomeMemorial"Vozes do Paraná 6" revela perfis de 30 personagens

“Vozes do Paraná 6” revela perfis de 30 personagens

Vozes do Paraná 6
Vozes do Paraná 6

Nesta segunda-feira, 25, estarei lançando o volume 6 de meu livro Vozes do Paraná. Será na Vila Sophia, histórico espaço da Rua Barão de Antonina com Mateus Leme, a partir das 19h30.

O número 6 bate um recorde em publicação dessa natureza (perfis biográficos): tem 800 fotos, 640 páginas e cada volume pesa dois quilos e 300 gramas.

As vendas da noite serão em parte destinadas ao Instituto Ciência e Fé.

‘Vozes do Paraná 6’é dedicada a Belmiro Valverde Jobim Castor, e registra agradecimentos especiais a Elin e Luiz Fernando de Queiroz, grandes apoiadores do empreendimento, aos quais o autor qualifica de “mecenas”.

1 – COMO NASCEU

A coleção de livros Vozes do Paraná nasceu a partir de uma série de artigos, contendo perfis de personalidades da vida paranaense que o autor escrevia para a revista Ideias, de Curitiba, do jornalista Fábio Campana.

Tinha o título geral “Imago”.

Pretendia fornecer aos leitores da publicação um retrato de homens e mulheres que estão construindo o Paraná de hoje. Começou com o perfil de Belmiro Valverde Jobim Castor.

A série de reportagens-perfil deu certo. O autor, em 2008, resolveu consolidar alguns perfis publicados, escrever novos e lançar todos – no volume 1 de Vozes do Paraná, numa noite festiva, com filas enormes de leitores em busca de autógrafo do escritor.

2 – NO PALACETE DOS LEÕES

Mário Pereira, ex-governador
Mário Pereira, ex-governador

O evento foi no Palacete dos Leões, do BRDE, Avenida João Gualberto.

– Nunca pretendi fazer um trabalho histórico, no sentido científico. No entanto, o objetivo primeiro, e com muitos bons resultados, foi conseguido: o livro tem enfocado homens e mulheres de todos os estratos sociais que de alguma forma vão fazendo a história do Paraná de hoje, explica Aroldo Murá.

3 – SÃO 150 PERSONAGENS

A escolha dos nomes é de toda responsabilidade do autor. “Meu olhar é o do jornalista que está na profissão há 53 anos, sem parar. Tenho um olhar treinado, conheço a história do Paraná, as grandes mudanças do Estado e os nomes dos que mais contribuíram no século 20 e neste século, para se chegar ao Paraná de hoje”, observa o autor.

Já são hoje, com esse número 6, cerca de 150 personagens. Alguns deles morreram, como Belmiro Castor, Fani Lerner, Carlos da Costa Coelho – o legendário dono da Casa de moda masculina Coelho. Outros “estão aí, vendo os frutos de seu trabalho a consolidar um Estado pujante, como, por exemplo, Saul Raiz, ex-prefeito de Curitiba, Ivo Simas Moreira, “pai” do Sistema Estadual de Planejamento, Jaime Lerner, Carlos Eduardo Zimmermann, o artista plástico, Hélio de Freitas Puglielli e Fábio Campana, jornalistas, René Dotti, professor de Direito, os médicos Ricardo Pasquini, Raul Anselmi Junior e Cícero Urban, o arquiteto Manoel Coelho…”

4 – VIGOR INTELECTUAL

Jorge Menezes, designer
Jorge Menezes, designer

Sempre que me pedem para falar de alguns personagens, acabo nominando gente como o professor Clèmerson Merlin Clève. Conheci, ao longo dos anos, poucos paranaenses com o vigor intelectual, a inteligência e a capacidade de empreender em projetos educacionais como Clève. A obra dele fala por si só: a UniBrasil testemunha que Clève, dono de uma história de vida única, é um grande modelo para as novas gerações.”

5 – JÁ COMEÇOU O VOLUME 7

Vozes do Paraná 6 é uma preciosidade, com suas 640 páginas, 800 fotografias – muitas delas históricas. Um trabalho como esse, costumo lembrar, não se faz sozinho, embora em nenhum segundo sequer o livro deixe de ser autoral. Costumo deixar claro: Somos uma equipe. Eu sou o autor, mas não poderia trabalhar sem gente como Jubal Sérgio Dohms, a pessoa que conhece tanto quanto eu, os meandros do livro; Jubal é um designer gráfico incomparável, detalhista, caprichoso, criativo, culto; no levantamento de pesquisas em torno da vida dos personagens socorro-me muito do trabalho de gente como Cláudia Gabardo, Michelle de Cerjat, Tomás Barreiros, dentre outros. As fotos são de Suellen Lima e de Felipe Rosa; o tratamento de fotografias é feito por Eliseu Tisato; a revisão é de Maí Nascimento, escritora, uma referência como conhecedora da história de Curitiba.

Ex-deputado Ricardo Barros
Ex-deputado Ricardo Barros

E mais: Já comecei a trabalhar o número 7, que terá, entre outros personagens, o ex-governador Mário Pereira, o jornalista Ayrton Luiz Baptista, parte do grupo de que fundou o Curso de Comunicação Social da UFPR… o pioneiro do Desenho Industrial, o designer Jorge Menezes, o bispo dom Rafael Bienaski, o cirurgião Julio Coelho, Gláucio Geara, Ricardo Barros, o escritor Guido Viaro Neto…

SERVIÇO:

Vozes do Paraná 6
540 páginas
Lançamento no solar Vila Sophia (Rua Barão de Antonina, esquina de Mateus Leme). Dia 25 de agosto de 2014. Mais informações:aroldo@ienciaefe.org.br, (041) 32 43 25 30.

Leia Também

Leia Também