
Walter Schmidt – Jornalista
Terminam no fim deste ano as obras de ampliação da sede da Vinícola Araucária, em São José dos Pinhais, segundo informa o empresário Renato Adur, sócio-administrador do empreendimento.A área construída sede da Vinícola passará dos atuais 470 m² para quase 1.200 m², ampliando em muito o espaço de produção. “Nossa capacidade de elaboração de espumantes, vinhos finos e suco passará de 40 mil para 80 mil garrafas por ano”, anuncia Adur.
O arquiteto Enio Perin, autor do projeto, explica que a adequação do prédio contará com uma nova recepção, que estará voltada para o vinhedo, integrando-se totalmente à paisagem e ao lago não muito distante, e uma cave subterrânea para 100 mil garrafas. Haverá também um novo fluxo para as visitas guiadas, com novo espaço para degustação. E no segundo pavimento, informa o arquiteto, haverá amplo ambiente para eventos.
Renato Adur conta ainda que a área de cultivo de uvas viníferas está aumentando. Atualmente são 10,5 hectares na propriedade (antes eram menos de 8). Soma-se a isso a produção de parceiros nos municípios de Pitanga, Guarapuava, Inácio Martins e Campo do Tenente. Os produtores de Pitanga e Guarapuava, por exemplo, terão a primeira safra de uvas finas já em 2023. E em Campo do Tenente , parceiros fornecem uvas para suco.
“É um salto significativo no empreendimento que começou em 2007 com um desafio, que foi o plantio de uvas viníferas fora da zona tradicional do Hemisfério Sul, entre os paralelos 30ºS e 50ºS. Deu certo: as uvas se desenvolveram muito bem no paralelo 25ºS, onde fica a Região Metropolitana de Curitiba, o que é atestado pela qualidade premiada dos vinhos finos e espumantes da Araucária”, explica Renato Adur.
