Assessoria – A Viacredi, uma cooperativa integrante do sistema Ailos, registrou alta na concessão de crédito imobiliário em 2025 em relação ao ano anterior. No primeiro semestre deste ano, o volume liberado foi 73,8% superior ao do mesmo período de 2024. Em todo o ano passado, a cooperativa concedeu R$ 286,7 milhões nessa modalidade, enquanto em 2025, até agora, já atingiu R$ 253,8 milhões.
O desempenho indica maior procura dos cooperados por crédito imobiliário e consolida a solidez da instituição nesse segmento. A Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip) projetou retração de 10% no crédito imobiliário em 2025. Só no primeiro semestre, a queda já foi de 3%, depois de dois anos de crescimento. Na contramão, a Viacredi segue em trajetória oposta, principalmente pelo fortalecimento da poupança, que também cresce de forma exponencial na cooperativa.
Crédito imobiliário em quatro linhas
“Hoje a cooperativa trabalha com quatro linhas de crédito imobiliário. Duas delas são incentivadas pelo governo federal: o Minha Casa, Minha Vida e o Pró-Cotista. As outras são o SBPE, que utiliza recursos da poupança — segmento que vem registrando retração no mercado — e o SFI, que reúne recursos de diversas fontes”, explica Isabela Alves Seixas, especialista em crédito imobiliário da Viacredi.
Ela atribui o aumento do crédito da cooperativa à adoção de um modelo diferenciado de análise, que considera o contexto do cooperado. “Isso nos dá uma visão mais ampla da realidade do cooperado. Assim, alinhamos nossas políticas internas e podemos oferecer um crédito que se destaca do que é comum no mercado”, afirma.
A cooperativa avalia diversos aspectos do cooperado, buscando entender melhor seu perfil e suas necessidades. “Analisamos se o cooperado é empresário, prestador de serviço, o tipo de atividade e o relacionamento com a cooperativa. Entramos em detalhes que nos permitem batalhar muito mais pela proposta dele, e isso faz toda a diferença”, ressalta Isabela.
Realização de um sonho
É o caso da cooperada e vendedora autônoma Valdenia Souza Alves Montes. Natural de Fortaleza, ela mudou-se para Indaial (SC) há quatro anos. Há um ano tornou-se cooperada da Viacredi e viu sua vida mudar completamente. “Eu sonhava em ter a casa própria, mas achava que nunca ia conseguir porque não sou registrada”, diz a cooperada, que vende doces caseiros nas ruas da cidade. “A Viacredi entendeu minha necessidade e, em pouco tempo, tive meu financiamento aprovado. Consegui realizar o desejo de dar um lar para meus filhos”, emociona-se.
As linhas de crédito imobiliário da Viacredi permitem o financiamento de até 90% do valor do imóvel, com prazo de até 420 meses. “Consideramos outras rendas além da comprovada por meio de folha de pagamento e fazemos uma análise personalizada. Isso reforça propósito de inclusão financeira da cooperativa, facilitando o acesso ao crédito imobiliário”, destaca Isabela.
A cooperativa também oferece suporte contínuo e orientação financeira para ajudar os cooperados na organização das finanças e na preparação da documentação necessária para o processo de financiamento da casa própria.
Para quem deseja contratar o crédito imobiliário com a Viacredi, Isabela orienta entrar em contato com a cooperativa. “O atendimento é individual e personalizado. Assim conseguimos tirar todas as dúvidas e fazer a orientação necessária”, conclui.