Projeto do senador Arns pode dificultar a ação de portais como o “Zé Moleza”, que se apresenta como ‘uma grande biblioteca acadêmica’.
senador Flávio Arns
O senador Flávio Arns (Rede/PR), nosso amigo e companheiro do Instituto Ciência e Fé de Curitiba, ex-vice-governador, ex-secretário de Educação, professor titular da UFPR, inovou (o que não surpreende nele) na semana ao apresentar projeto de lei que torna obrigatória a publicação de trabalhos de final de cursos, os chamados TCC.
Arns tem argumentos sólidos em defesa do projeto, um deles, garantir a própria elevação da qualidade dos trabalhos. De leve, na argumentação, deixa a entender que a medida vai prevenir fraudes (tão comuns hoje, como a compra a venda de dissertações acadêmicas).
A propósito, a coluna aborda o portal denominado “Zé Moleza”, que vende trabalhos acadêmicos: TCC, monografias, projetos de pesquisa, trabalhos feitos e pesquisas acadêmicas.
Caso venha a se transformar em lei, o projeto de Arns contribuirá de forma eficiente para a melhor qualificação dos TCC, envolvendo universitários e seus orientadores.
A seguir, um perfil do “Zé Moleza”:
-o-o-o-o-
PARA ENTENDER O “ZÉ MOLEZA”
estudante Thor Juliani
Assim o portal se apresenta:
“Somos o maior portal de conteúdo acadêmico do Brasil. Aqui você encontra uma biblioteca com milhares de trabalhos acadêmicos 100% revisados com o tema que você precisa. São pesquisas, documentos e trabalhos feitos disponíveis em TCC, monografia, artigo científico, projeto de pesquisa, resenha e nas regras da ABNT.
O Zé Moleza funciona da seguinte forma: Um estudante publica o seu trabalho acadêmico, com o fim de compartilhar o conhecimento, em troca ele recebe um ebook sobre como fazer trabalhos acadêmicos. Depois do estudante enviar este trabalho, o Zé Moleza compartilha gratuitamente o trabalho para os outros estudantes cadastrados.
COMO LUCRA?
No Zé Moleza existe 2 tipos de Cadastros: O cadastro gratuito e o premium.
GRATUITO:
O usuário tem acesso gratuito a apenas alguns trabalhos acadêmicos, onde os trabalhos não estão revisados.
PREMIUM:
O usuário tem acesso ilimitado aos trabalhos acadêmicos, tal que os trabalhos acadêmicos são 100% revisados por especialistas da área específica; e também são revisados quanto à ortografia (Ex.: Um TCC de Direito é revisado por um graduado em Direito e por um professor de Português – isso antes do trabalho ser publicado para o usuário premium). Além disso, o usuário Premium tem acesso a 6 mil horas de vídeo aulas.
Obs.: Existe o Plano semestral (R$79,00 à vista) e o plano anual (R$99,00 à vista)
DE QUE TAMANHO?
Atualmente, o Zé Moleza disponibiliza 150 mil Trabalhos Acadêmicos, com 20 Milhões de usuários cadastrados e 200 Mil usuários ativos (usuários que publicam os trabalhos).
OPINIÃO DE THOR
A coluna colheu a opinião do universitário Thor Juliani:
“Como estudante do curso superior, acredito que o ‘Zé Moleza’ ajuda e muito nas pesquisas acadêmicas, inclusive eu irei começar a utilizá-lo em minhas pesquisas (Além dos sites que já utilizo, como o CAPES, SciELO, a própria biblioteca da UFPR, etc…). É uma pena que muitas pessoas devem utilizar para copiar os trabalhos, o que inclusive é crime de plágio, que pode resultar para o aluno em expulsão da Universidade.”