Assessoria – Com 19 anos de idade, Mateus Naamã Bezerra Duarte é um dos pianistas brasileiros mais promissores da sua geração. Vencedor da 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith, ele se apresenta neste sábado (11) no Salão Velte da tradicional Universidade de Música de Karlsruhe, na Alemanha.
O programa conta com composições de Johann Sebastian Bach, Lorenzo Fernandez, Claude Debussy, Serguei Prokofiev e Frederic Chopin, similar ao que apresentou na etapa final do Edna, realizado, em junho de 2024, na Capela Santa Maria, em Curitiba.
Na oportunidade, a competição reuniu 39 jovens pianistas de doze estados brasileiros. O processo de seleção da 14ª edição do Concurso de Piano Professora Edna Bassetti Habith contou com a participação de mais de sessenta estudantes do Brasil e de países da América Latina. Sob a avaliação dos jurados Roberto Domingos, Danieli Longo e Jeferson Ulbrich, candidatos divididos nas categorias 07 a 10 anos, 11 a 14 anos, 15 a 18 anos e 19 a 27.
Trajetória
Mateus Naamã começou a estudar piano no Brasil aos 14 anos. Aos 19 anos, está concluindo o bacharelado em piano pela Faculdade de Música da UFRN na classe do Dr. Cesetti. Atualmente vive em Helsinque e estuda na Academia Sibelius sob a direção de Juhani Lagerspetz. O musicista também trabalha seu repertório com o pianista Max Barros, que conheceu em São Paulo e de quem recebeu o convite para integrar seu projeto para jovens pianistas. Através deste projeto tem a oportunidade de trabalhar com pianistas internacionais e participar em concertos e master classes.
Em 2022, Mateus conquistou o primeiro lugar na competição Mansueto-Barbosa. Também foi indicado ao Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival Campos 2023. No ano passado, além do primeiro lugar no Concurso de Piano Edna Bassetti, recebeu os prêmios de “Melhor Interpretação de Sonata Clássica” e “Melhor Interpretação de Edino Krieger”.
Edna Bassetti Habith (1948-2002) foi professora de piano e órgão, durante 28 anos, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), dedicando seu talento à missão de ensinar. Natural de Curitiba, era filha do casal Waldemiro-Almelinda Bassetti. Estudou no Colégio Nossa Senhora de Lourdes (Cajuru) onde concluiu o curso de Normalista em 1967. Em paralelo, recebeu as primeiras lições de piano com a Professora Glacy Gotardello e ingressou no curso fundamental da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1959), concluindo o mesmo como aluna da classe da professora Ingrid Seraphim.
Realização, apoios e patrocínio: O concurso é uma realização da Unicultura e Trento Edições. O projeto foi viabilizado pelo Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba com patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed Curitiba, Unimed Laboratório, Timber e Rodoparana.