
Por Ricardo Berlitz
O jornalista e professor Aroldo Murá lança a 13ª edição do livro “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, na próxima segunda-feira 12 de setembro, a partir das 18h30, na Sociedade Garibaldi – Palácio Garibaldi, São Francisco), Curitiba (PR). Serão retratados mais de 15 perfis de mulheres e homens paranaenses que se destacaram nas mais diversas atividades profissionais e que ajudaram a construir o Paraná de hoje. Entre os perfilados desta edição está o médico paranaense Marcelo Bendhack, urologista, uro-oncologista e atual Presidente da Sociedade Brasileira e Latino-Americana de Uro-oncologia (UROLA).
“Acompanho o trabalho do Aroldo Murá há muitos anos e este livro é uma das grandes contribuições do professor e jornalista para a sociedade paranaense e para o Brasil. Ele se dedica com afinco e muita pesquisa. É uma obra que deve ser respeitada e valorizada por todos”, comenta Bendhack.
No perfil, o médico é retratado desde a infância, sua vida familiar, suas relações afetivas, os filhos, a atual esposa e as amizades. Também seus primeiros anos de escola e a passagem pela academia, a partir da formação em mestre e doutor em Urologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pós-Doutorado em Uro-Oncologia pela Universidade de Düsseldorf (Alemanha) e especialista pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O médico é cirurgião do Hospital Nossa Senhora das Graças, professor da Universidade Positivo (Curitiba-PR) e, além de presidir da UROLA, é CEO da Epiprocare, empresa médico-científica germano-brasileira que se dedica à pesquisas em epigenética.
“O trabalho não é uma missão fácil, envolve enorme dose de dedicação em avaliação de currículos, de pesquisas, de entrevistas, longos processos de checagem de fontes e fatos, delicado trabalho em torno da infografia, sem contar o envolvimento essencial em design gráfico, revisão, entrevistas”, explica Aroldo Murá.