sábado, 21 dezembro, 2024
HomeCiência e FéUFPR finaliza mural em homenagem a Enedina Marques

UFPR finaliza mural em homenagem a Enedina Marques

UFPR – Uma iniciativa da extensa programação cultural da 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso para a Ciência (SBPC) terá vida longa no campus Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Um edital da Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) selecionou artistas para a elaboração de dois murais em paredes de edificações sobre temas da história da UFPR, dos quais um deles já está pronto.

A obra apresenta a quem passa pelo bloco de salas do Departamento de Engenharia Elétrica (Delt) uma visão do Prédio Histórico da instituição em meio a uma paisagem campeira, como é conhecida a paisagem relacionada ao plantio da erva-mate.

Trata-se de um dos temas previstos no edital, que propôs ainda um mural sobre a vida da engenheira Enedina Alves Marques (1913-1981), primeira engenheira negra do Brasil e formada na UFPR. A obra está em fase de finalização em um bloco de salas do Setor de Ciências Exatas, também no Politécnico.

Segundo a relações públicas Michele Dacas, servidora técnica da Proec e responsável pelo Projeto Muralismo no Politécnico, as escolhas dos temas tiveram como objetivo destacar histórias da UFPR.

“Houve pesquisa dos temas, produção e proposta dentro de um projeto de contar a história da universidade a partir de figuras biográficas e dos marcos fundantes da instituição, que também são representativos da história do Paraná”, conta.

Enedina Marques

Mural feito pelo artista Paulo Auma está em fase de finalização. Foto: Marcos Solivan

O mural sobre Enedina Marques está a cargo do artista Paulo Auma, que coordena uma equipe formada pelos assistentes Tônico, Juninho e Claudemir Franco. O trabalho de muralismo com acrílico e tinta spray está a todo vapor no bloco de aulas do Exatas. A previsão é finalizá-lo entre esta sexta-feira (4) e sábado.

A parede tem nove metros de largura por 8,2 metros de altura, ou seja, quase 74 metros quadrados.

Professor formado pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Auma desenvolve projetos relacionados a arte, sociedade e educação. É um dos grafiteiros mais atuantes de Curitiba e tem trabalhos expostos em países como Palestina, Itália e México.

O artista conta que foi pesquisar sobre a engenheira depois que se interessou pelo edital. Assim, pôde conhecer a história e as obras de Enedina, que trabalhou no Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná e participou do projeto da Usina Hidrelétrica Capivari-Cachoeira — hoje Usina Pedro Parigot de Souza —, que é uma usina subterrânea inaugurada em Antonina (PR), em 1971.

Leia Também

Leia Também