sexta-feira, 4 abril, 2025
HomeFestival de CuritibaTupi Pererê apresenta peça para 2 mil crianças da rede pública

Tupi Pererê apresenta peça para 2 mil crianças da rede pública

Por André Nunes – O Programa Guritiba, que reúne o melhor da programação teatral infanto-juvenil no Festival de Curitiba, realizou nesta quarta-feira (2), às 14h30, uma ação de formação de plateia no Teatro Positivo. O espetáculo “Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show”, da companhia curitibana Tupi Pererê, foi apresentado para 2 mil crianças da rede municipal de ensino, em uma ação da Prefeitura de Curitiba junto com o Festival.

Parte da programação deste ano do Guritiba, a Tupi Pererê fez duas sessões do espetáculo “Música para Depois da Aula: O Menino Maluquinho – O Show” no Teatro Bom Jesus, uma releitura da obra clássica da literatura infantojuvenil brasileira por meio das canções de Rosy Greca. Com direção artística de Guga Cidral e direção musical de Daniel Arenhart, a produção faz homenagem a Ziraldo e a todos os fazedores de artes para crianças.

O espetáculo

“O Menino Maluquinho” ganha uma nova versão em Curitiba, mas não é a primeira vez. A adaptação teatral da criação de Ziraldo aconteceu pela primeira vez na capital na década de 1980, com direção de Fátima Ortiz e canções de Rosy Greca e Enéas Lour. Agora, Rosy volta para o Menino Maluquinho com uma releitura das músicas dela na nova adaptação do diretor Guga Cidral, que comemora o fato de representar as produções de Ziraldo e de Curitiba. “É uma grande alegria poder refazer essa obra e, ainda rememorar as canções da Rosy em um Festival que é tão importante para todos nós”, ressalta.

O show celebra a infância e as crianças de uma forma brincante e cantada, entrando no mundo do Menino Maluquinho e apresentando a história para as novas gerações. Guga destaca a importância e a visibilidade mundial que a história tem. “Acho que a obra é muito icônica e fala muito sobre a infância brasileira, das crianças que empinam pipa, que frequentam a casa da avó e que aprontam na escola”, ressalta o diretor.

O espetáculo busca trazer a simplicidade para o palco com um teatro genuíno, figurinos e cenários coloridos, despertando a imaginação das crianças. Guga revela que o grande objetivo de todo o elenco é entregar para o público infantil nada mais do que o essencial: a felicidade. “O Menino Maluquinho é só um detalhe perto de tudo que vem com ele, de todas as ideias e pensamentos que cabem nessa panela. Ele não foi uma criança maluca, ele foi feliz”, finaliza o diretor.

Ação social

O Guritiba também é um projeto cultural, social e de formação de plateia com foco na democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e famílias. “O Programa Guritiba ocorre durante o ano inteiro, periodicamente, todos os meses, nos lugares mais afastados de Curitiba. Ele envolve uma comunidade inteira, não só dos alunos daquela escola, mas também dos professores. A gente contribui com uma ação formativa de arte-educação para os professores e também com os pais, com a família dessas crianças. Então, o Guritiba não vai só para aquela escola, faz uma apresentação e vai embora: procuramos mover toda uma comunidade que atua em torno dessa escola. Nós também temos o papel de trazer essas crianças e as famílias delas para assistirem aos espetáculos durante o ano através do Cultura em Família. Então, a gente se orgulha muito dele”, completa Fabíula Bona Passini.

A partir do dia 25 de março, os espetáculos “Vida Plástica” (Cia. Lado a Lado); “Yeye & Seu Espelho” (Ventania Produções); e “Dia Claro, Noite Escura” (Imã Circo Produção) circularão por escolas e instituições sociais de Curitiba e Região Metropolitana por iniciativa do programa Guritiba. As montagens, lideradas por companhias da capital paranaense, abordam temas como conscientização ambiental e o despertar da criança para a descoberta do mundo, da sua identidade e dos outros. As peças aliam técnicas diversas, com direito, por exemplo, a elementos circenses e dança.

O Guritiba é apresentado por Peróxidos do Brasil e CNH Capital – New Holland, com patrocínio de Grupo Barigüi, Ritmo Logística e BRFértil Fertilizantes, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Leia Também

Leia Também